TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FATOR MULTIPLICADOR DE KEYNES

Trabalho Universitário: O FATOR MULTIPLICADOR DE KEYNES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

"Keynes supõe que cada empresário alinhe os possíveis projetos de investimento em ordem decrescente de rentabilidade, e realize investimentos até o ponto em que a rentabilidade esperada do último projeto mais se aproxime da taxa de juros. A eficiência marginal do capital deve ser pouco superior ou igual à taxa de juros para que haja incentivo ao investimento (...), do contrário será mais lucrativo adquirir direitos sobre bens de capital antigos ou títulos de crédito".

O FATOR MULTIPLICADOR DE KEYNES

O investimento, em Keynes, nasce da expectativa de que o mesmo seja rentável. Esta expectativa se baseia em precárias previsões sobre um futuro incerto, baseado em comportamentos passados, levando a oscilações na atividade econômica. Neste contexto, a etapa de expansão do ciclo econômico é fruto de previsões demasiadamente otimistas (EMC superestimada), que em um primeiro momento desencadeia o chamado efeito multiplicador do investimento, dado que este constitui um gasto e, portanto, cria oportunidades para outros investimentos, ampliando lucros e adicionando combustível ao otimismo existente.

Contudo, o aumento generalizado da demanda por bens de produção forçam uma queda na taxa de lucro esperada em valores menores do que da taxa de juros, provocando um corte nos investimentos que conduz inevitavelmente ao colapso e à depressão, tanto maior quanto maior for a expansão ocorrida anteriormente. O efeito multiplicador do investimento, neste momento, age de forma inversa. A princípio, cada investimento que deixou de ser feito, afeta a EMC dos projetos de outras empresas, inviabilizando-os.

Em resumo, na teoria keynesiana os investimentos em capital fixo (no setor privado e numa economia capitalista) são determinados por uma análise comparativa entre a taxa de juros de curto prazo (i) e a eficiência marginal do capital (EMC), sendo a primeira variável um fenômeno monetário que funciona como referência à expectativa de retorno do projeto, expresso na forma de sua EMC, que constitui o fator determinante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com