TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ambulantes na Praia de Natal

Por:   •  19/11/2019  •  Resenha  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

           Economia política - trabalho da III unidade

                                     Trabalho de pesquisa

Discente: Vitoria Maria Rocha Silva

Docente: Daniela Neves de Sousa

  1. Explique o mecanismo da reprodução ampliada e acumulação do capital.

A reprodução ampliada é uma forma típica do método de produção capitalista, sendo apenas uma parte da mais-valia usada pelo capitalista para cobrir usos pessoais e a outra parte é revertida em capital usada para aumentar a escala da produção de mercadorias. O economista Nikitin diz que há um aumento da produção e acréscimo do volume da mais-valia porque uma parte obtida no primeiro momento foi revertida em capital, assim sendo uma fonte de acumulação de capital. Não existe capitalismo sem acumulo de capital e isso depende da exploração da força de trabalho, logo, o capitalista pode aumentar a taxa de exploração aumentando a jornada de trabalho, intensificando o ritmo e pagando um valor mais baixo do que o valor da força de trabalho.

  1.  Analise os processos de valorização, concentração e centralização do capital.

Os capitalistas que mais acumulam são vistos como os melhores para enfrentar a concorrência. Para isso, há o grande investimento em inovações tecnológicas que permite redução de custos. Os empreendimentos que envolvem uma grande composição orgânica do capital tornam-se o meio de exclusão do conjunto dos capitalistas: “apenas aqueles que possuem grandes massas de capital podem implementá-los”. Pois a tendência do capital é de concentrar, logo, a tendência de concentração de capital faz com que os capitalistas acumulem cada vez mais massa de capital. A centralização do capital é diferente da concentração porque a centralização não implica em aumento de capital para nova acumulação, mas sim no aumento do capital para novas fusões, promovendo a união de capitais que já existem.

  1.  Discorra sobre a chamada “Lei geral da acumulação capitalista”.

Marx tenta apurar as contradições nas reproduções ampliadas, quer entender sobre o empobrecimento dos trabalhadores serem proporcionais ao enriquecimento dos capitalistas. Para Marx, quanto mais rica a classe burguesa fica e mais concentrado e centralizado o capital, maior vai ser a superpopulação relativa e o controle do capital sobre o trabalho, mais pobre se torna a classe trabalhadora.

  1.  Explique a relação entre a acumulação, os trabalhadores e a questão social.

Os capitalistas precisam da parte da população desempregada para conseguir forçar um salário baixo para a força de trabalho. Diante das exigências da acumulação, a população de proletariado pode ser dividida em população excedentária ou superpopulação relativa. Nessa última, Marx viu que podia ser dividida em variadas formas, sendo as três principais: Flutuante: Ora os trabalhadores estão empregados, ora estão desempregados; Latente: existe nas áreas rurais quando desenvolvem relações capitalistas e que quando surgem oportunidades, migram para as áreas industriais; Estagnada: trabalhadores que nunca conseguem emprego fixo e que ficam alternando em ocupações. Essas populações oferecem ao capital um volume de força de trabalho, assim, esses trabalhadores resultam da acumulação capitalista, sendo indispensáveis para o prosseguimento dela.

  1.  Desenvolva uma análise sobre o que é a taxa média de lucro

Segundo o livro "Economia Política: uma introdução crítica", a taxa média de lucro não é resultado apenas da exploração que cada capitalista particular submete os trabalhadores subordinados proporcionando por algum tempo um lucro similar as capitais de mesmo volume investidos em diferentes ramos de produção. Por isso que a migração de capitais não compromete a reprodução, comprometeria se a taxa média não fosse assegurada pelo movimento total do capital. A taxa média varia e está sempre em modificação.

  1.  Analise a lei tendencial da queda da taxa de lucro.

Marx considerava essa lei a mais importante da economia política. Um capitalista inovador vai introduzir um método novo pra reduzir os seus custos e ao vender sua mercadoria com o preço do mercado, vai se apropriar de um lucro adicional. Os capitalistas que não possuem esse método vão manter o preço de marcado acima daquele valor e é aí que o capitalista inovador se aproveita. A pressão da concorrência obriga os outros capitalistas a aderirem o novo método; com o método generalizado, o preço de mercado cai e o valor adicional do capitalista inovador some. Cada capitalista que tenta aumentar os seus lucros, a taxa de lucro tende a cair. A concorrência vai obrigar a cada capitalista tomar uma decisão que é vantajosa individualmente, mas que com o tempo vai ser imitada pelos outros capitalistas tendo como resultado a queda da taxa de lucro de todos os capitalistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com