TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Carboidratos E Enzimas

Artigo: Os Carboidratos E Enzimas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Os carboidratos são as moléculas orgânicasmais abundantes na natureza. Eles possuem uma ampla faixa de funções, incluindo o fornecimento de uma fração significativa de energia na maioria dos organismos, uma forma de deposito de energia nocorpo e atuação como componentes da membrana celular que intermediam algumas formas de comunicação intercelular. A fórmula empírica para muitos dos carboidratos mais simples é (CH2O)n, dai o nome“hidrato de carbono” (Champe, Pamela C. Ano 1996p. 125)

A oxidação de carboidratos é a principal via metabólica para obtenção de energia, por isso constituem a base da dieta na maior parte do mundo. Oscarboidratos são classificados de acordo com seu tamanho em: monossacarídeos (aldoses e cetoses), oligossacarídeos (várias unidades de monossacarídeos) e polissacarídeos (polímeros demonossacarídeos).(LEHNINGER, 2002; CHAMPE, 2002).

Mediante os conceitos acima, se desenvolveu essa prática com o objetivo de analisar reações clássicas, que possibilitam a identificação de diversos tipos decarboidratos a partir de suas respectivas funções orgânicas presentes em suas moléculas, que, ao decorrer do procedimento, apresentam características específicas. As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Elas estãoentre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem. Praticamente todas as reaçõesque caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas. Como catalisadores celulares extremamente poderosos, as enzimas aceleram a velocidade de uma reação, sem, no entanto participar delacomo reagente ou produto. As enzimas são, portanto, consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular. São catalisadores biológicos extremamente eficientes e aceleram em média 109 a1012 vezes a velocidade da reação, transformando de 100 a 1000 moléculas de substrato em produto por minuto de reação. Atuam em concentrações muito baixas e em condições suaves de temperatura e pH. Possuemtodas as características das proteínas. Podem ter sua atividade regulada. Estão quase sempre dentro da célula, e compartimentalizadas. As enzimas são muito específicas para os seus substratos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com