TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos das Políticas Sociais

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

[pic 1][pic 2]

Fundamentos das Políticas Sociais

Cleudenice Silva Gonçalves RA 411388

Daniele Santana de Brito RA 426723

Ivanilda Pereira Da Silva RA 430993

Lélia Sueli Caramel RA 428697

Sirlei Paulino Gama RA 431915

Atividade Prática Supervisionada entregue como requisito para conclusão da disciplina: “Fundamentos das Políticas Sociais”, ministrada pela professora Edilene Xavier Rocha Garcia.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

Campo Grande/MS

 20/09/2014

Introdução

Os argumentos desse artigo buscam sistematizar um sucinto relato sobre as políticas sociais ecomo o profissional do serviço social pode intensificar seu trabalho numa esfera tão abrangente. Faz também uma assimilação com o filme Gandhi e a existência social, apontando os direitos pautados na Constituição de 1988.

Política no contexto do Serviço Social

[pic 3]

        A palavra "política" vem do termo "pólis", palavra grega que quer dizer “cidade-estado”. Viver com honra na Pólis grega era participar das discussões sobre as decisões a serem tomadas para o futuro da cidade (Ex: se a cidade entraria ou não na guerra etc...). Por isso surgiu o termo política, que nesse sentido corresponde às decisões a serem tomadas em relação a uma Nação. Na atualidade, representa as atividades práticas, relacionadas ao exercício do poder do estado; sendo assim o conceito de política está intimamente relacionado ao conceito de poder, segundo Bertrand Russerll (1872-1970), filósofo britânico “conjunto dos meios que permite alcançar os fins desejados”.

Podemos então dizer que política é a arte de governar, é o uso do poder para defender direitos à cidadania. A ideia de política é ter uma forma de organizar a sociedade em seus diversos âmbitos, evitando que chegue a um caos. É isso que a torna tão complexa e consequentemente interessante.

A liberdade de se expressar e de se ter uma opinião, também é política. Sua finalidade é manter a ordem pública, a defesa do território nacional e o bem social da população. A política é fundamental na vida de todos, pois é por meio dela que se constrói a vida da população.

Considerada uma arte – como já se disse, porém existem aqueles que fazem dessa arte uma forma de enganar as pessoas e tirar proveito próprio de bens comuns: são eles, os corruptos. Evidentemente que o foco do nosso estudo e discussão entre os membros do grupo não é entrar no mérito dessas questões: o lado triste da política brasileira, que todos já conhecem. Todavia, é interessante que tais questões sejam tratadas neste contexto, uma vez que delas resultam de consequência, as questões sociais, fazendo parte assim do contexto do Serviço Social.

Não precisamos analisar muito profundamente tal situação para entender que essa distorção de comportamento retarda o desenvolvimento do nosso país, pois as verbas públicas, desviadas pela corrupção impedem a realização de melhorias em estradas, construção de casas populares, melhor atendimento à saúde, e segurança pública e explicam a maioria de nossas deficiências.

O sistema politico brasileiro, da forma como se apresenta na atualidade, contaminado de corrupção, afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos brasileiros quando diminui os investimentos públicos na saúde, na educação, em infraestrutura, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida, e fere criminalmente a Constituição quando amplia a exclusão social e a desigualdade econômica.

Portanto, a política brasileira está precisando urgentemente de uma reforma. Com mais responsabilidade partidária, com mais definições e execuções dos seus representantes.

Política é coisa séria e não apenas para ser lembrada em períodos de eleição. Tal ciência perde validade se não expressar a preocupação de inserir todos os indivíduos no processo de construção da sociedade.

A política tem como objetivo a ordem pública e a defesa do território nacional e o bem social da população, elementos fundamentais à vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população. Não podemos ingenuamente nos abster, cabe à população a discussão e pressão dos governantes.

É diante dessas distorções da Política que surge a atuação do profissional da área do Serviço Social.

Depois desse vasto comentário para entendermos o significado de Política, é interessante agora adentrarmos a um dos ramos da Politica que mais se apresenta no contexto do Serviço Social, isto é, as políticas sociais.

Reportaremo-nos às politicas sociais no Brasil, que estão relacionadas diretamente às condições vivenciadas pelo País em níveis econômico, político e social. “São vistas como mecanismos de manutenção da força de trabalho, em alguns momentos, em outros como conquistas dos trabalhadores, ou como doação das elites dominantes, e ainda como instrumento de garantia do aumento da riqueza ou dos direitos do cidadão” (Faleiros, 1991, p.8).

A título de curiosidade, a expressão “política social” teve origem entre pensadores alemães de meados do século XIX que criaram, em 1873, uma associação para seu estudo. A partir daí, a expressão passou a ser amplamente utilizada, muitas vezes sem uma clareza conceitual.

O Serviço Social como uma das profissões responsáveis pela mediação entre Estado, burguesia e classe trabalhadora na implantação e implementação das políticas sociais destinadas a enfrentar a “questão social”, que emergiu na primeira metade do século XIX, com o surgimento do pauperismo, na Europa Ocidental (Pastorini, 2007, p.16), é que ganha hoje, novos contornos a partir do complexo cenário formado pelos monopólios e pelo ideário neoliberal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (235 Kb)   docx (71.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com