TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos das Políticas Sociais

Por:   •  27/8/2015  •  Artigo  •  5.838 Palavras (24 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Montes Claros MG

Setembro/2013

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Adriana Pereira dos Santos RA 392762

Helder Lopes Souza RA 384520

Irinete Souza Ferreira RA 383651

Lucilene Soares de Oliveira RA 396224

Marta Mendes de Oliveira RA 376400

Marcela Batista da Silva RA 398166

[pic 3]

Montes Claros MG

Setembro/2013

FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

"Vi ontem um bicho Na imundície do pátio catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem.”

           

             Manoel Bandeira.

RESUMO

O objetivo deste trabalho é a discursão para entendimento dos termos Política e Política Social, considerando que estes estão relacionados a uma série de preceitos, incluindo o espaço público, onde compete ao governo atuar nas questões sociais como: educação, segurança, saúde e vários outros segmentos. A política está presente na ocorrência de tomada de decisões de um grupo de pessoas, com o objetivo de alcançar algo ou resolver um conflito, podendo ser definida também como a luta pela garantia dos direitos, melhores condições de vida para todos os cidadãos sem distinção de raça, cor, opção sexual, com ausência de qualquer preconceito tendo como intuito assegurar o bem estar físico e moral de cada ser humano, para que estes possam ter uma vida digna e civilizada. A política social é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção.

Palavras-chave: Políticas sociais; Serviço social; Profissão.

ABSTRACT

The aim of this study is the discussion for understanding of political and Social Policy terms, whereas these are related to a series of precepts, including the public space, where it is incumbent upon the Government to act on social issues such as: education, safety, health and various other threads. The policy is present in the occurrence of decision-making of a group of people, with the goal of achieving something or resolve a conflict, and can be defined also as the struggle for rights, better living conditions for all citizens without distinction as to race, color, sexual orientation, with the absence of any prejudice with the aim to ensure the physical and moral well-being of every human beingso that they can have a dignified life and civilized.Social policy is a political, economical and social formations of contemporary capitalist, action and control over the basic social needs of persons not satisfied by the capitalist mode of production.

Keywords: Social policies; Social service; Profession.

INTRODUÇÃO           

        O presente trabalho teve como objetivo, apresentar algumas reflexões sobre o tema complexo, muito discutido e trabalhado pelo Serviço Social brasileiro, que são as Políticas Sociais, bem como levantar uma discursão entre o cenário político anterior e atual, justificando as melhorias ocorridas e identificando as demandas pleiteadas pela população em geral.

         O termo Política está relacionado com o espaço público, onde compete ao governo atuar nas questões sociais como: educação, segurança, saúde e vários outros segmentos. O termo em questão pode ser empregado, como conjunto de regras e normas de uma instituição, com o objetivo de centralizar, gerenciar e organizar, estando presente na ocorrência de tomada de decisões de um grupo de pessoas, com o objetivo de alcançar algo ou resolver um conflito. É a ciência da governação de um Estado ou nação, relacionados à vivência no espaço público.

        Já, as políticas Sociais podem ser definidas também como a luta pela garantia dos direitos, melhores condições de vida para todos os cidadãos sem distinção de raça, cor, opção sexual, com ausência de qualquer preconceito tendo como intuito assegurar o bem estar físico e moral de cada ser humano, para que estes possam ter uma vida digna e civilizada.

        As técnicas  utilizadas para concretizar estas discursões foram: o estudo literário das obras de diversos autores, incluindo reportagens sobre os principais temas aqui abordados e um breve trabalho de campo. Foram analisadas diversas situações cotidianas ocorridas nas áreas de saúde, educação, emprego, moradia,  transporte púbico e análise crítica dos protestos ocorridos recentemente no país, quando o povo foi para a rua protestar por melhoria em vários segmentos dos serviços prestados pelo Estado.         Foi também importante, uma análise comparativa entre estes protestos ocorridos atualmente e os que ocorreram em épocas anteriores. Foram analisados os serviços prestados pelo o governo e sua Política de Geração de Renda, como ocorrem nas áreas periféricas das grandes cidades e nas áreas rurais mais afastadas. Esclarecemos como o Programa Universidade para Todos (Prouni) contribui para a emancipação do indíviduo. Abordamos a questão da seguridade social.

       

  A política no contexto do Serviço Social

        

        A política mostra um conjunto de regras, indispensáveis, ao fazer um bom governo para o povo, dentre as quais devem ser estabelecidas as normas jurídicas necessárias ao bom funcionamento das instituições administrativas do Estado. Se dirigida ao Estado com eficiente busca ao atendimento das necessidades sociais básicas da população com ações referentes à assistência social, saúde, educação, segurança e moradia, podem afirmar que está implantada a Política Social. Neste raciocínio, Política e Política social representam atuações do poder político visando o bem-estar da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)   pdf (284.8 Kb)   docx (335.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com