TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Oxidos

Dissertações: Os Oxidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Governo Federal

Universidade Federal do Acre

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Bacharelado em Engenharia Elétrica

Química Geral I

1º Período

Trabalho de N2

Os Óxidos – CO e CO2

Docente: Edilson Cadaxo

Discente: Jheyme Lima

Rio Branco – Acre

Dezembro de 2014

Introdução

Sempre que ouvimos falar de monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono, associamos rapidamente o gás a perigo ou poluição. Mas que tal entender um pouco mais a respeito dessa substância utilizada para diversas necessidades?

A neve carbónica permite transportar os tecidos e órgãos a baixa temperatura.

Visão Geral dos Óxidos:

Os óxidos são compostos formados apenas por dois elementos químicos, sendo que o mais eletronegativo deles é o oxigênio.

Esses compostos podem ser classificados de acordo com o comportamento que eles apresentam frente a ácidos, bases e água. Segundo esse critério, temos seis tipos de óxidos: ácidos, básicos, anfóteros, neutros, duplos ou mistos e os peróxidos.

Alguns exemplos de óxidos ácidos são: CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, N2O5, etc.

Aspectos Positivos:

Monóxido de Carbono - O monóxido de carbono é um agente redutor, retirando oxigênio de muitos compostos em processos industriais, como na produção de ferro e outros metais a partir de seus minérios e hidrogênio a partir da água. Também se combina com o níquel metálico produzindo um composto volátil que é usado na purificação deste metal. Também é usado na síntese de vários compostos orgânicos, como ácido acético, plásticos, metanol e formatos. Também já foi muito usado como combustível, sob o nome de gás de síntese, que é feito passando-se vapor de água sobre carvão superaquecido, formando uma mistura de CO, hidrogénio, nitrogénio e dióxido de carbono.

Dióxido de Carbono - O dióxido de carbono é essencial à vida no planeta. Visto que é um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese - processo pelo qual os organismos fotossintetizantes transformam a energia solar em energia química. Esta energia química, por sua vez é distribuída para todos os seres vivos por meio da teia alimentar. Este processo é uma das fases do ciclo do carbono e é vital para a manutenção dos seres vivos. É Utilizado em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com