TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Problemas ligados a Família

Por:   •  27/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Serviço Social

Disciplinas: Direitos Humanos, Formação Social, Econômica e Política do Brasil, Desenvolvimento Econômico, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, Sociologia.

                 

                        Nome: Ana Claudia da Silva- RA: 5231868878

                        Nome: Gregório Rosalvo da Fonseca Neto- RA: 5398806938

                        Nome : Laira Garcia da Silva- RA-5321555383

                        Nome: Jaqueline Zanqueta Barboza- RA-5311503735

                        Nome: Maiara Carvalho Augusto da Silva- RA-5332617076

                                                     RELATÓRIO

                              Tutora a Distância: Maria Lucia Pereira

                                                        Tupã-SP

                                                           2017

 Apresentamos o presente relatório ao Conselho Administrativo da ONG Bem viver a fim de evidenciar a realidade atual da comunidade Amigos do Casca, estando evidente a situação de evasão escolar a nós apresentada pelas instituições de ensino presentes nesta região.

  Sabemos que a Ong Bem Viver no seu Plano educacional tem a intencionalidade, pelo seu caráter público social, de proporcionar meios para que a permanência dos estudantes no ensino regular e nos cursos extraclasses se efetive. Assim, visamos diagnosticar quantitativamente os fatores que estão levando estudantes a evadirem numa quantidade significativa e apresentar uma solução pra tentar resolver esse problema.

  Neste sentido, levantamos como perfil da comunidade quanto ao público infanto juvenil o exposto na tabela abaixo:

Quantidade de Alunos

Etapa de Ensino

Idade

Faltas

48

Educação Infantil

04-06

15

57

Ensino Fundamental

07-14

21

39

Ensino Médio

15-17

18

Total

144

64

  De acordo com os dados coletados a comunidade conta com 144 crianças matriculadas no ensino regular, sendo essas matriculas distribuídas em três escolas diferentes da comunidade Amigos do Casca. Após consultas com a coordenação de cada uma das três escolas, foi identificado que mais de 1/3 de todos os matriculados estavam com o índice de faltas/evasão em estado exorbitante, a quantidade de alunos faltosos no total são de 64.

  Após realizar a coleta de dados a assistência social da Ong Bem viver realizou visitas as residências dos alunos com índice de faltas a cima citado, e assim obtivemos a segunda parte da coleta de dados: As razões para ocorrer tanta evasão sendo estas:

Problemas ligados a Família (Falta de estruturação familiar)]

Entrada no mercado de trabalho de forma ilegal (sem a lei do aprendiz)

  Os problemas identificados estão diretamente ligados ao meio social, sendo estes a família e a sociedade, as famílias destes alunos se encontram em situação de crise social, muitos indivíduos do seio familiar se encontram no meio do uso das drogas ou em um longo período de desemprego, causando assim a desmotivação do aluno pela escola, pois o mesmo opta por entrar no mercado de trabalho de forma ilegal, sendo esta fora da lei do aprendiz, trabalhando em condições sub-humanas. Os indivíduos que não se “encaixam” nesse mercado negro do trabalho infanto-juvenil, acabam conhecendo o submundo das drogas e da marginalização, passando assim de forma abrupta da infância a vida adulta, perdendo totalmente o interesse pela vida escolar.

  Logo após a finalização do processo de coleta de dados, começamos a desenvolver o PISC-Bem Viver (Projeto de Instrução Sócio Escolar) que tem como principal objetivo salientar ao aluno o quanto a vida escolar pode ser prazerosa e acrescentar na vida pessoal e profissional dele como ser humano e cidadão em construção.

  Para que o PISC fosse desenvolvido, criamos a proposta de intervenção com base nos dados coletados sobre os motivos que levam os alunos a evadirem do ensino regular, e assim desenvolvemos o projeto de ação usando como metodologia grupos de convivência para ambas as idades e curso capacitação para o ensino fundamental e médio. O nosso objetivo seria oferecer um espaço ,de convívio e de participação para crianças e adolescentes de ambos os sexos, em horários alternados ao da escola ou diversificados e flexíveis, incluindo neste processo os familiares dos mesmos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (162.7 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com