TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Resíduos de materiais poluentes

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Resíduos de materiais poluentes

        Esse trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa sobre Resíduos de matérias poluentes com base na empresa Transpézia, que realiza coleta e serviços de destinação correta de resíduos variados, sempre respeitando as leis ambientais destinando em área licenciada para transbordo e triagem de resíduos de construção. A empresa já atua há doze anos em Jaraguá do Sul.

        Os resíduos, mais conhecidos como lixo, aumentaram após a revolução industrial com a diversidade de indústrias, e com isso a sociedade viu a necessidade de fazer a destinação correta desses resíduos, fazendo com que as cidades ficassem mais limpas. Dessa forma surgiram empresas que tinham interesse em receber esses materiais e fazer esse tipo de transporte.

        Os resíduos podem ser classificados em:

        Classe I – Resíduos Perigosos: São resíduos que possuem características de imflamabilidade, corossividade, reatividade, toxicidade ou patogenecidade.

        Classe II A – Não Inertes: Ex: Lodos de estações de tratamento, cinzas de caldeira.

        Classe II B – Inertes: Ex: Restos de construções, madeiras, telhas e tijolos.

(Essa classificação é obtida através de testes laboratoriais, seguindo a Norma NBR 10004)

        Hoje em dia a destinação desses diversos tipos de resíduos é feita em Aterros Industriais, esses locais foram projetados e construídos de forma que os resíduos ali depositados não possam causar danos ao meio ambiente. Esses locais são revestidos com mantas protetoras que evitam que o líquido decorrente da decomposição passe pelo solo e chegue ao lençol freático.

        Os resíduos das Classes I e II são armazenados em áreas separadas chamadas células. Na classe I também existem outras divisões para evitar que esses resíduos reajam entre si podendo causar incêndios ou explosões.

        Para o aterro de Resíduos de construção antes deve ser realizado a triagem dos materiais, separando os materiais que podem ser reciclados como papel, plástico, madeira e ferro.

        Antes de utilizar um lugar para destinação de resíduos, a empresa prestadora do serviço deve possuir a Licença de Operação, onde deve emitir relatórios aos órgãos ambientais informando quando, de quem, de que tipo e quando receberam os resíduos, pois isso ajuda no rastreamento de geradores que não enviam seus resíduos para os locais corretos.

        Toda a logística deve-se ser especificado, do tipo de  resíduos gerado pela empresa, do ponto de geração, do volume gerado, do equipamento adequado a necessidade, do local para destinação, da documentação adequado para o transporte, do comprimento das normas de segurança e da programação da coleta.

        Para o transporte deve-se ter

- Nota fiscal

- Envelope de ficha técnica

- dados do gerador

- telefones úteis

- nome dos resíduos

- classe

- aspecto

- epis´s

- riscos

- procedimentos

        Também é importante lembrar que todos os processos devem estar com equipamento de segurança individual e coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com