TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Outsourcing, vantagem ou desvantagem?

Projeto de pesquisa: Outsourcing, vantagem ou desvantagem?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Ao decorrer desta pesquisa, será ressaltado como um exemplo a empresa ILHA SERVICE SERVIÇOS DE INFORMÁTICA LTDA, que tem como objetivo, evidenciar as formas de terceirização, seus benefícios, e seus malefícios, e quais áreas poderiam ser implantadas essas inovações, para a melhoria da empresa como um todo e também, ser mais ágil do que os “concorrentes” , onde o mercado define que a agilidade e a qualidade da solicitação em questão, eleva ou declina uma empresa.

Terceirização, vantagem ou desvantagem?

As empresas estão vivendo uma era onde a tecnologia e a agilidade são os pontos fortes que definem se uma empresa se firmará na sociedade ou não.

Sendo assim, muitas estão fazendo planejamentos estratégicos, onde a agilidade é o principal foco, mas como contra partida o custo deste, também é um ponto positivo para a empresa, ou seja, um custo mais baixo do que o previsto até o momento desta “inovação”. O nome dessa “inovação”, para a maioria das empresas do mercado de hoje, é a Terceirização. Onde como toda e qualquer mudança ou investimento possui suas vantagens e desvantagens.

Terceirização, tem como o contexto de uma empresa que contrata “terceiros”, para agilizarem e desburocratizar o serviço em questão, de uma forma eficiente e mais barata. Tendo como benefício tanto para a empresa contratante, como para o cliente final, já que a empresa contratante não se “preocupa” com as atividades relacionadas à aquele(s) terceiro (os), e também para o cliente final, já que a sua solicitação será concluída com mais agilidade e eficácia.

Geralmente, o ato de terceirizar, é a mão-de-obra, onde a empresa que contrata vende o produto, e a contratada, presta o serviço, no caso pode ser, instalações, manutenções, limpeza, pintura e muitos outros que podem ser enquadradas neste ramo. A lucratividade da empresa contratante é maior, já que o custo da terceirização é baixo, e também no valor repassado ao cliente final é incluso essa mão-de-obra.

De uma forma genérica, a terceirização tem como vantagem – diminuir os custos da empresa, já que o valor pago para a terceirizada é fixo (quase sempre valores baixos), e a “imagem” da empresa fica mais organizada, pois, onde ela teria que contratar um quadro maior de funcionários, ter tempo para treinamento, com maiores probabilidades de erros, ela apenas contrata uma empresa, já com experiência no ramo em questão, e não precisa se preocupar com os funcionários que precisará para executar as tarefas solicitas.

E a desvantagem de uma terceirização numa visão da empresa que a contrata é praticamente reduzida a 0, já que a responsabilidade da execução das atividades é da contratada. Porém, por ser terceirizado, é preciso um “ato de confiança” , pois como a contratante não tem conhecimento dos processos gerados para a atividade solicitada, tem uma margem de risco de que a atividade seja feita incorreta ou incompleta, sabendo da questão apenas quando o cliente final fizer a reclamação, e muitas vezes com a perca do cliente, já que o mesmo não sabe como foram realizados as seguintes tarefas até chegar a ele.

De um ponto de vista “humano”, a desvantagem maior é das pessoas que são contratadas para fazerem a terceirização, pois seu salário é menor que ao do mercado, e quase na maioria das vezes, as condições de trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com