TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERITO CONTADOR

Casos: PERITO CONTADOR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Pericia Contábil

1. O que é perícia ou exame pericial?

R=é a atividade concernente a exame realizado por profissional especialista, legalmente habilitado, destinada a verificar ou esclarecer determinado fato, apurar as causas motivadoras do mesmo, ou o estado, a alegação de direitos ou a estimação da coisa que é objeto de litígio ou processo.

2. O que examina a perícia contábil?

R= exame de contas, demonstrações, documentos ou fatos. Dependendo do que se pretende, fixa-se o objeto a examinar e sua extensão.

3. Qual a finalidade da perícia contábil?

R= Levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica no que for pertinente.

4. Para que serve o exame pericial?

R= É a inspeção judicial feita pelo perito sobre pessoas, animais, coisas móveis, livros, papéis, etc., a fim de verificar algum fato ou circunstância que interesse à solução do litígio.

5. Após a conclusão de um trabalho pericial, como denomina-se os documentos que representam a síntese do trabalho realizado?

R=Laudo e Parecer pericial contábil

6. Como é efetuada a peritagem contábil?

R= A peritagem é feita em cima de fatos patrimoniais especificamente descritos sobre os quais se pretende opinião do perito para dirimir dúvidas sobre os mesmos.

A perícia é requisitada pelo tribunal a estabelecimento, laboratório ou serviço oficial apropriado ou, quando tal não seja possível ou conveniente, realizada por um único perito, nomeado pelo juiz de entre pessoas de reconhecida idoneidade e competência na matéria em Causa.

7. Quem pode solicitar a perícia para desfazer dúvidas, descobrir erros ou fraudes?

R= o administrador de qualquer patrimônio pode solicitar perícia para desfazer dúvidas, descobrir erros ou fraudes. O Poder Público, seja através de autoridade administrativa ou judiciária, tem a faculdade de determinar a realização de uma perícia.

8. Quem tem autoridade administrativa, judiciária, para determinar a realização de uma perícia?

R=Pessoa competente e especializada, nomeada pelo juiz para examinar as questões debatidas em uma causa e que, pelos seus conhecimentos especializados e experiência, possa esclarecê-lo, habilitando-o a proferir uma justa sentença.

9. Como se caracteriza a perícia contábil?

R= O perito contador, é contratado pelas partes ou indicado pelo juiz para fazer laudos sobre um determinado caso para a solução de litígios na Justiça.

10. Quais as características essenciais da perícia contábil?

R= a) limitação da matéria a ser examinada;

b) pronunciamento adstrito à questão ou questões propostas;

c) meticuloso e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com