TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perito contador

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

Ciências Contábeis

Perícia Contábil e Arbitragem

Idalberto José das Neves Junior

19/09/2014

Lenin Furtado Leite

A importância do perito contador

JÚNIOR, Idalberto José das Neves e MOREIRA, Evandro Marcos de Souza. Perícia Contábil: Uma ferramenta de combate ao crime organizado: Repec,2011.

O artigo vem primeiramente mostrar a importância dos peritos contábeis no trabalho da polícia em desmascarar organizações criminosas, que na medida do tempo vem se organizando e ficando cada vez mais meticulosa em seus métodos, tornando essencial o trabalho de perícia contábil nos crimes financeiros. Destacando a importância do laudo formulado pelo perito para o seu uso como prova perante um magistrado para a condenação de responsáveis por uma organização criminosa. Dentre outros assuntos que são destacados no artigo é a carência que há no cargo de perito e que as instituições de ensino passem a compor a disciplina de perícia criminal na sua grade acadêmica.

Muitos dados são apresentados e muitos gráficos bem elaborados que também tornam fácil a compreensão do conteúdo explicado, o motivo pela qual a perícia é solicitada pe para a investigação de bens e imóveis adquiridos de forma suspeita, por exemplo, como uma pessoa que ganha um salário mínimo por mês de repente aparece andando em um carro de luxo, mas no caso da perícia é em uma escala bem maior, mas segue o mesmo princípio.

A Perícia segue muitos passos até que ela se inicie, uma delas é a quebra do sigilo bancário que é solicitada pelo delegado do caso, em seguida encaminhada ao juiz e assim repassada aos bancos, uma das principais funções da perícia contábil é desmascarar esquemas de lavagem de dinheiro, que nada mais é do que pegar o dinheiro ganho ilicitamente, por meio de empresas e operações financeiras transforma-lo em um dinheiro lícito para o investimento em novas operações e obtenção de bens.

O trabalho dos peritos tem que ser bem elaborado e estudado porque as organizações tem desenvolvido técnicas para tentar esconder ao máximo as suas operações, inclusive em alguns outros casos sem a ajuda do laudo pericial contábil não seria possível a descoberta da organização.

Depois de muitas entrevistas com profissionais da área policial foi constatado que a atividade pericial contábil sem dúvida é de grande valia na ajuda das investigações criminais, inclusive foi sugerido que a matéria de perícia contábil voltada para a área criminal fosse incluída na grade de matérias de graduação na contabilidade, o que na minha opinião é bem plausível, pois temos a matéria de contabilidade governamental que simula transações do estado então concordo com a pesquisa.

Por fim destaco que achei muito interessante o artigo, da forma como foi tratado, e da importância que deu ao profissional contábil, demonstrando que a contabilidade é importantes em várias áreas do nosso cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com