TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERÍCIA CONTÁBIL: PROFISSÃO DE PERITO CONTADOR E SEUS DESAFIOS

Por:   •  18/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE CEUMA- UNICEUMA

PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO

        COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CAMPUS DE IMPERATRIZ

FERNANDA PEREIRA FAUSTINO

PERÍCIA CONTÁBIL: PROFISSÃO DE PERITO CONTADOR E SEUS DESAFIOS

Imperatriz

2017

[pic 2]

FERNANDA PEREIRA FAUSTINO

PERÍCIA CONTÁBIL: PROFISSÃO DE PERITO CONTADOR E SEUS DESAFIOS

Projeto de TCC apresentando á coordenação do curso de Ciências Contábeis da Universidade CEUMA, como requisito para aprovação na disciplina de TCC no curso de Ciências Contábeis.

Orientadora: Profª Sileide Graciliano

Imperatriz

2017

SUMÁRIO

1. TEMA 4

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA  4

3. HIPÓTESES 5

4. OBJETIVO(GERAL E ESPECIFÍCOS) 6

5. JUSTIFICATIVA 7

6. REFERENCIAL TEÓRICO 8

7. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 13

8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 14

REFERÊNCIAS


1. TEMA

Perícia Contábil: Profissão do perito contador e seus desafios.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O campo de atuação dos profissionais contábeis vem crescendo possibilitando maior desenvolvimento profissional e econômico, nesse sentido se faz necessário conceituar e exemplificar os procedimentos existentes abordados, visando o papel do contador como perito contábil.

Novos desafios virão e certamente mais e melhores contadores ingressarão no mercado e um desses desafios será o 1° Exame de Qualificação Técnica para Perícia Contábil.

Baseada nessas considerações busca-se responder a seguinte questão problema: Como ocorre a profissão do perito contador e seus desafios durante o exercer de sua profissão?

3. HIPÓTESES

  • A contabilidade e a origem da perícia contábil apresenta pouco conhecimento.
  • O conceito de perícia contábil  apresenta importância devido o objetivo principal é de esclarecer a verdade.
  • A prova pericial não apresenta importância na condição de instrumento de prova a perícia.
  • Com relação elaboração do laudo pericial quais formas adequadas de  investigação?
  • Qual é o objetivo das normas nbc pp 01?

        

4.OBJETIVO (GERAL E ESPECÍFICO)

4.1 Objetivo geral:

Demonstrar os procedimentos observados pelo Perito Contador para a elaboração de uma Perícia Contábil.

4.2 Objetivo específicos

  • Conhecer a historicidade da contabilidade e a origem da perícia contábil.
  • Entender o conceito de perícia contábil.
  • Descrever a condição de instrumento de prova pericial.
  • Verificar o laudo pericial.
  • Pontuar as normas nbc pp 01.

5. JUSTIFICATIVA

O presente trabalho de pesquisa pretende ter uma visão ampla e clara do profissional perito contador e seus desafios durante o exercer de sua função. A perícia contábil é de competência exclusiva do bacharel em ciências contábeis regulamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade e vem atraindo cada vez a atenção dos profissionais de contabilidade, o trabalho de perito contábil tem como base a análise de livros, registros de transações e documentos que envolvem os fatos a serem investigados,o perito deve ser um profundo conhecedor por suas qualidades e experiências da matéria periciada,por isso destaca-se a responsabilidade do perito, que ultrapassa a responsabilidade técnica e atinge com ênfase também as responsabilidades social, civil e criminal, pois a função de perito tem a obrigação de evidenciar todos os esforços possíveis em busca da veracidade dos fatos transcrevendo no laudo pericial os resultados por ele obtido procurando agir sempre com o máximo de independência e absoluta ética, portanto com base a revisão das Normas NBC PP 01 esses profissionais tem que encarar a programas de capacitação, treinamento continuada e outros meios. Outras características relevantes das normas é a de seu caráter obrigatório e coercitivo havendo descumprimento das normas o mesmo estará sujeito a penalidade. A formação de perito contador é de extrema importância pois é um instrumento que pode trazer as decisões judiciais ou extrajudiciais,a verdade demonstrada de maneira científica aplicando a ciência contábil modo pelo qual o Direito possa ser exercido em sua plenitude,sendo assim o perito é a pessoa nomeada pelo juiz ou pelas partes. A perícia contábil, é dividida em quatro espécie:a perícia judicial, a perícia semijudicial,a perícia extrajudicial e a perícia arbitral. Dessa forma,pode-se observar o quão importante é o trabalho do perito, pois mostra que  o instrumento pericial é um dos sete meios de prova admitidos pela legislação brasileira (depoimento pessoal,confissão,testemunho,exibição de documento ou coisa, documento, perícia e inspeção judicial)Finalmente espera-se poder colaborar  para á luz de um raciocínio lógico em relação a perícia contábil, pois ela é uma conquista que foi alcançada por aqueles que se dedicaram exaustivamente para construir a importância desta atividade, que é prerrogativa profissional do contador.

6. REFERENCIAL TEÓRICO

 6.1 A CONTABILIDADE E A ORIGEM DA PERÍCIA CONTÁBIL

Na história da contabilidade a mesma surgiu juntamente com a perícia, a profissão contábil é muito antiga e de grande utilidade social.Pesquisadores revelam que os primeiros sinais da contabilidade foram constatados a 4000 a.C.; atrelado a ela, a perícia tem seus primeiros vestígios, constatado na antiga civilização do Egito e “na Grécia antiga com o início da sistematização dos conhecimentos jurídicos, observando-se, à época,a utilização de especialistas em determinados campos para proceder à verificação e ao exame de determinadas matérias”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com