TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL

Projeto de pesquisa: PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

DAÍS KHELLAIN DA SILVA

PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL EM POSTO DE GASOLINA

Canarana

2013

DAÍS KHELLAIN DA SILVA

PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL EM POSTO DE GASOLINA

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.

Prof. Jamile Ruthes Bernardes

Leliana Aparecida Casagrande Luiz

Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima

Thiago Augusto Domingos

Canarana

2013

1. INTRODUÇÃO

O homem utiliza recursos oriundos do meio ambiente desde o início de sua existência de forma contínua e indiscriminada. Estas ações vêm se agravando com o passar dos anos, principalmente em virtude do aumento da população e da elevação das necessidades de consumo dos recursos naturais, que ocorrem entre outros fatores, pelo maior número de empresas existentes.

No entanto, apesar deste desenvolvimento, o interesse pelo meio ambiente pouco se fez presente durante muitos anos e com isso, a exploração dos recursos naturais foi realizado sem nenhum critério de uso, sendo que estes eram vistos e para muitos ainda são, somente como necessários para obtenção de lucro para as entidades. Com o passar do tempo, após tanta degradação, à precisão de preservar o meio ambiente vem sendo constantemente discutida, principalmente devido à certeza de que os recursos naturais podem se esgotar.

Neste sentido, algumas organizações iniciaram um processo de controle de suas atividades, visando preservar, recuperar e conservar o meio ambiente. Parte da responsabilidade por esta conscientização deve-se ao fato de que a sociedade começou a cobrar mais das empresas no sentido de que essas atuem conservando o meio natural.

Com as organizações se adequando às questões ambientais dados são gerados e nesse contexto, a contabilidade ambiental entra como o principal instrumento, transformando os mesmos em informações que poderão ser utilizadas por investidores, acionistas, instituições financeiras, sociedade em geral, entre outros.

Ela demonstra o inter-relacionamento entre empresas e o meio ambiente, evidenciando como o patrimônio é afetado pelas causas ambientais e como esta age para reduzir ou eliminar as agressões ao meio ambiente.

Ao abordar o tema meio ambiente com foco nas organizações, tem-se algo capaz de fazer interagir esses dois elementos, denominada gestão ambiental em um Posto de Gasolina.

2. OBJETIVO

Hoje em dia o meio ambiente esta em foco e o Brasil possui grande relevância nesse aspecto e precisa ser compreendido que apenas com informações poderemos mudar a realidade do mundo em que vivemos.

O objetivo do presente estudo foi de analisar os impactos sócios econômicos ambientais decorrentes da atividade da CIA, a partir da análise da legislação ambiental vigente em âmbito federal.

Como base dessa análise utilizou-se os dados obtidos durante a elaboração do diagnóstico sócio econômico, integrante do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto de Meio Ambiente (EIA/RIMA), acerca da atividade da CIA.

3. METODOLOGIA

A pesquisa e debates foi realizada no dia 02/11/2013 com entrevista do Gerente do Local o Senhor Tobias Girelli que ajudou a concluir toda a pesquisa em média de 2 horas.

Durante os trabalhos de implantação do Programa de Qualidade Total e dos estudos para o Planejamento Estratégico da Cia., verificou-se que o comprometimento da empresa com a questão ambiental do município é muito íntima.

Os critérios para escolha desses colaboradores foram: localização geográfica visando maior abrangência do programa; o tipo de atividade que desenvolve diretamente ligada aos impactos ambientais pré-identificados e afinidade com a proposta.

4. DESENVOLVIMENTO

A Cia teve origem em 1985 em Canarana-MT e hoje possui 12 funcionarios, sendo 4 no administrativo, e os 8 no atendimento ao abastecimento para o consumidor.

4.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A empresa deve reconhecer que sua responsabilidade para com a sociedade e para com o público em geral vai muito além de suas responsabilidades com seus clientes. A responsabilidade social, como é chamada com freqüência, implica um sentido de obrigação para com a sociedade, onde a justificativa para o sentido de responsabilidade social por parte da empresa, fundamenta-se na liberdade que a sociedade concede à empresa existir.

A Cia teve origem em 1985 em Canarana-MT e hoje possui 12 funcionarios, sendo 4 no administrativo, e os 8 no atendimento ao abastecimento para o consumidor. Localizada na entrada da Cidade na Avenida Rio Grande do Sul nº 90 Centro. O funcionamento, começa as 06:00 da manhã até as 23:00.

¹ Você deve ser a própria mudança que deseja ver no mundo.

O objetivo deste é instruir os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com