TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE GESTAO AMBIENTAL

Exames: PLANO DE GESTAO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  2.564 Palavras (11 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

BLOCO CURRICULAR RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Barreiras

2012.

BLOCO CURRICULAR RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Gestão Ambiental Bloco Curricular Responsabilidade e Sustentabilidade Socioambiental.

Barreiras

2012.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...............................................................................................4.

2 DESENVOLVIMENTO ......................................................................................5

2.1PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL ..............................................................6

3 DESENVOLVIMENTO .....................................................................................6

3.1 PROBLEMAS ENCONTRADOS ..................................................................8

3.2 OBJETIVOS E METAS ...............................................................................10

3.3 ASPECTOS SOCIAIS .................................................................................11

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................12

5 REFERÊNCIAS ..............................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o intuito de evidenciar a importância da gestão e dos investimentos no meio ambiente, em especial no município de Barreiras e propor alternativas para concretizá-los. Apresentar a revisão do tema a partir da análise crítica que influenciam o processo de modernização nas questões ambientais municipais.

Ao longo do tempo, em especial nas últimas décadas, muito se discute sobre gestão e investimentos no meio ambiente, sua natureza e características com o objetivo de buscar o aperfeiçoamento e a excelência nessa área. O estudo proposto pretende fazer a distinção entre o modelo tradicional de gestão ambiental e aquele que se deseja e se busca para o município de Barreiras. A gestão ambiental também tem seu lado econômico e competitivo, inclusive possibilitando a geração de empregos e oportunidades sustentáveis para cidadãos e organizações públicas ou privadas. É preciso pensar e repensar os rumos da gestão ambiental municipal: Que questões devem ser tratadas, que rumos devem ser seguidos? Que orientação deve ser dada? Enfim, há uma grande quantidade de variáveis a serem equacionadas e assimiladas para a melhoria da gestão ambiental municipal. Nesse sentido, refletir a respeito do papel da gestão é indispensável para que se obtenha um panorama sobre a temática central deste Trabalho.

2. Desenvolvimento

O município de Barreiras é situado na divisa com o Estado do Tocantins, no vale do Rio Grande (principal afluente e maior bacia hidrográfica da margem esquerda do Rio São Francisco), entre as Serras do Mimo e da Bandeira é considerado um importante entroncamento rodoviário entre o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste do país e se destaca como pólo agropecuário e centro urbano, político, econômico, educacional e tecnológico da mesorregião do extremo oeste do Estado da Bahia.

Com população estimada em 137.832 habitantes (IBGE, 2009), Barreiras é atualmente o município mais populoso do Oeste da Bahia, graças aos fluxos migratórios inter e intraestaduais fortemente influenciados pelo processo de modernização agrícola vinculado à produção de grãos (soja, algodão, café e milho) para o mercado internacional, que contribuiu para o aumento do contingente populacional, nos períodos entre as décadas de 1970 a 2000.

Hoje como reflexo do agronegócio, o comércio varejista cresceu e várias agroindústrias já se instalaram na cidade. O setor educacional se fortaleceu com a vinda de diversas faculdades, outros segmentos ligados à prestação de serviço também cresceram amplamente, fazendo com que a cidade agora assuma a sua nova vocação a de ser a Capital de Serviços da Região Oeste da Bahia. O crescimento econômico da região, entretanto, não foi acompanhado pelo desenvolvimento social e, nesta medida, a política de alta concentração de renda pontuou também as áreas atingidas pelos investimentos em saúde, educação, saneamento básico, dentre outros, resultando em um espaço territorial marcado pelas profundas desigualdades sociais e níveis inadequados de qualidade de vida.

PREFEITURA DA CIDADE DE BARREIRAS BAHIA

2.1 Plano de Gestão Ambiental

O Plano de Gestão Ambiental (PGA) do município de Barreiras foi elaborado na gestão da Prefeita Municipal Jusmari Oliveira, tendo como Secretário Municipal do Meio Ambiente, João Bosco da Silva Júnior. O PGA do município de Barreiras tem como objetivo, através de um processo de investigação, observar, registrar, avaliar os problemas ambientais no município de Barreiras e verificar o seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com