TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICAS SETORIAIS: SAÚDE NA TERCEIRA IDADE

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.587 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

KENIA AIRES PERSALD

 

POLITICAS SETORIAIS: SAÚDE NA TERCEIRA IDADE[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

[pic 10]

BOA VISTA - RR

2015

 KENIA AIRES PERSALD[pic 11]

POLITICAS SETORIAIS: SAÚDE NA TERCEIRA IDADE[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]

Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como Atividade Interdisciplinar com eixo integrador das disciplinas: Instrumentalidade em Servico Social; Movimentos Sociais; Políticas Setoriais Contemporâneas; Pesquisa Social e Oficina de Formação.

Orientador: Prof. Amanda Boza; Maria Angela Santini; Maria Lucimar Pereira; Rodrigo Zambon.

BOA VISTA - RR

2015

SUMÁRIO[pic 18]

1 INTRODUÇÃO        

2  DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        

3 OBJETIVO        

3.1 Objetivo Geral        

3.2 Objetivos Específicos        

4 JUSITIFCATIVA        

5 METODOLOGIA        

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        

7 CRONOGRAMA DA PESQUISA        

8 ORÇAMENTO        

9 RESULTADOS ESPERADOS        

10 REFERÊNCIAS        

[pic 19]

1 INTRODUÇÃO[pic 20]

Atualmente, o Estado tem se preocupado em implementar políticas públicas voltadas à faixa etária dos seniores de modo a possibilitar um maior engajamento desses cidadãos em muitos setores da sociedade, mantendo-se atuantes como consumidores e como pessoas que têm direito à qualidade de vida após terem contribuído durante décadas para a economia do país.

No âmbito da saúde pública, as experiências de implementação de programas têm-se multiplicado e dentre elas, muitas têm alcançado sucesso por atingirem seus objetivos de melhorar a saúde das pessoas idosas. O serviço social tem prestado grande contributo com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para a inclusão social de pessoas idosas.

No entanto, quando os indivíduos deixam a vida ativa ligada ao trabalho doméstico ou a empresas, nem sempre conseguem trabalhar bem com suas emoções e com seu estado de envelhecimento ou doença e enfrentam situações de depressão e vulnerabilidade a cometer suicídio.

O estudo de Martins et al., (2007) foi realizado com o objetivo de compreender as ações em saúde, sob a luz do Art. 18 do Estatuto do Idoso[1] relacionado às atuais Políticas Públicas direcionadas aos cidadãos pertencentes à terceira idade.

A pesquisa de Martins et al., (2007) tem como foco a formação e capacitação dos profissionais da saúde para o atendimento e cuidados gerontogeriátricos, pois os profissionais devem realizar um trabalho seguro, ético e de qualidade, visando a melhoria da saúde das pessoas idosas. A sociedade deve engajar-se no sentido de transformar a realidade dos idosos, humanizando as relações entre viver e envelhecer; tais questões são tratadas no Estatuto do Idoso, demonstrando que há uma multidimensionalidade que envolve o ser humano que envelhece que permite compreender o processo de envelhecimento e desmistificá-lo.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA[pic 21]

O presente trabalho apresentara um estudo sobre os fatores físicos e psíquicos que prejudicam ou atenuam a saúde dos idosos, de maneira que ainda possa-se verificar as políticas públicas dispostas em meio as instituições que promovem ações para o desenvolvimento de uma prática saudável para a vida do idoso.

3 OBJETIVO

3.1 Objetivo Geral

Analisar quais aspectos são preponderantes para saúde do idoso verificando como as políticas públicas setoriais podem auxiliar para o desenvolvimento físico e psíquico como forma de facilitar a inclusão social na sociedade contemporânea.

3.2 Objetivos Específicos

Levantar e apresentar dados estatísticos do perfil do idoso no Brasil;

Identificar e descrever os fatores de risco de doenças e agravos que prejudicam a saúde do idoso;

Especificar quais são as os aspectos das políticas públicas dispostas para a saúde dos idosos;

Descobrir as ações realizadas pelas instituições que desenvolvem atividades direcionadas a inclusão do idoso socialmente;

4 JUSITIFCATIVA

A motivação para desenvolver esse trabalho foi no sentido de atender a essa população crescente no Brasil apresentando conceitos, práticas e ações que são realizadas ou que pelo menos deveria estar sendo, pois o número de idosos vem crescendo exponencialmente e a sociedade deve cuidar cada vez melhor das pessoas que sempre cuidaram de seus familiares.

5 METODOLOGIA

A metodologia utilizada será a pesquisa bibliográfica, que ocorrerá por meio da análise de livros, artigos, dicionários e demais materiais publicados direcionados e relacionados ao tema tratado aqui (MASCARENHAS, 2012).

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

De acordo com a Constituição Federal (BRASIL, 1988) da Seção II da Saúde no seu ART. 196 a Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (149.5 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com