TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas setoriais

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

 Como sabemos,  João Cabral de Melo Neto é um autor de referencia. Nos remete a um mundo mágico de beleza e dureza. Descobriu a literatura ainda criança,"sentados na roda morta de um carro de boi, sem jante". Descoberta da literatura encanta uma criança, ''o de perto com o distante e ali com o espaço mágico''. Nunca é um ato imediato e radical; ao contrário. é quando entendemos muito bem os mecanismos e lacunas de um contexto  a ponto de intervir sobre ele sem que ninguém perceba diretamente.

A prática de letramento praticada ali, ''no espaço mágico", de forma tão espontânea, encanta e diverte jovens e adultos, numa situação de leitura, que é nos passada através das simples e sensíveis  pessoas do Engenho, para ouvir poesias, como se diz '' em alto-falantes'', desenvolvendo assim, a prática da oralidade, que se enriquecia, após cada sessão de cordel.

Outra prática de letramento que o poema  nos propõe   é o prazer da roda de leitura compartilhada, leitura de fruição, simplesmente imaginária, vivenciada...

Também é possível trabalhar a leitura como prática social, por meio dos ''cassacos do eito''. Estes, descobriam, na fruição da leitura oralizada as diversas portas que se abriam para o seu entendimento e percepção de mundo; as influencias da leitura  do gênero tão estigmatizado pelos poderosos da sociedade da época sobre o filho-engenho.

E assim, várias outras formas de letramento vão surgindo. Basta adentrar ao poema e se deliciar com a riqueza do poema. Já imaginou: Se nessas  rodas- verdadeiras rodas por sinal,  houvesse mais de um leitor, quanto mais não se compartilharia? Numa roda de leitura... esse momento mágico... o primeiro contato com a leitura prazerosa...Assim  ocorreu a ''Descoberta da literatura''.

Termino lembrando de Otto Lara Resende: A poesia de Cabral é aquela joia, é o máximo que se consegue de beleza com o mínimo de material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com