TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecendo as Políticas Setoriais

Por:   •  3/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 8

  1. INTRODUÇÃO

Conhecendo as Políticas  Setoriais, podemos ver que muitos direitos negados a pessoa com deficiência, a pessoa idosa, a criança e adolescente e questão ambiental no Brasil, estava sem atenção necessária nas décadas passadas, mas com achegada de leis cirandas em favor desta mesma, foram adquiridos estatutos que luta a favor da vida e do bem comum de todos.

Todos passaram a ter uma vida normal, com seus direitos e deveres, mas seguindo as leis destinadas a todos, sem sofrer preconceitos e discriminações de pessoas opressoras e que se julgue melhor que os outros.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Política Social Setorial e dirigida a classe trabalhadora, mas não a fazendo parte prioritária de sua lei, já que ela também objetiva a gestão e o controle da classe trabalhadora na medida em que ela contribui em fundos públicos de investimentos de acesso direto dos capitalistas individuais.

Mas diferentes grupos sociais têm acesso a política social, no atendimento a saúde, a educação, a programas habitacionais e entre tantos outros, dando espaço de grande importância para o Assistente social atuar e mostrar a sociedade o objetivo do seu trabalho.

O Assistente Social tem a responsabilidade, dentro da esfera da Políticas Sociais adquirir conhecimento sobre as constituições e contradições , para na sua forma de atuação, faça valer os direitos de toda sociedade, abrangendo a pessoa com deficiência, A pessoa Idosa, A criança e ao adolescente  e a Gestão Ambiental, assegurando a todos seus direitos a frente dos grandes poderosos que age de forma opressora e sem direito a luta por justiças de seus direitos.

O Assistente Social agindo dentro do seu projeto político profissional, ele da capacidade as pessoas comum a chance de questionamento e luta de modificar sua própria forma de viver diante de tantas injustiças sociais.

A criação de leis que garantem os direitos da Criança e do Adolescente, da Pessoa Idosa, da Pessoa com Deficiência e da gestão Ambiental, veio abrir caminhos e abrir espaços para que o Assistente Social trabalhe de forma mas aberta, a mostrar a toda população os seus reais direitos, mas trazendo consigo os seus deveres também.

Muitos anos se passaram desde época em que a pessoa com deficiência era tida como uma aberração da humanidade, em que sua deficiência era devido a castigos pago através dela pelos seus ancestrais, e que elas tinha que fica escondida ou muitas vezes era ate  sacrificadas, pois não tinha como viver na sociedade, já que seu padrão e beleza era desigual, como na Grécia, os corpos escultural era tido como símbolo de beleza e referencial a sociedade, e a pessoas com deficiência era tida como pessoas fora do normal, e que deveria ficar escondida da sociedade, para não contaminá-la, como a citação abaixo:

        “Ao reportarmos para a antiguidade, especificamente na Grécia

        Antiga, onde a perfeição do corpo fora cultuada, constata-se que

        as pessoas com deficiência foram sacrificadas ou escondidas, pois

        se tinha a crença de que elas poderiam contaminar a sociedade”.

         

Mas isso mudou no período Renascentista, quando a ciência teve a acesso aos casos e passou a estudá-los, de modo que foi mostrando a sociedade , que a pessoa com deficiência não era coisa de outro mundo, mas sim algo que podia acontecer.

“Como advento das Ciências Médicas no século XVII e XVIII a deficiência passou a ser explicado não mais como um fato sobrenatural, houve grandes avanços tecnológicos e em muitos países as deficiências físicas e mentais passaram a ser estudadas pelos métodos científicos, rompendo com o misticismo”.

                       

  Com isso foi surgindo os apoio a pessoa com deficiência, como atendimento a pessoa com deficiência, como atendimento em APAES e Instituições que pudesse da  ajuda necessária a elas,  abrindo assim ate mesmo oportunidade de empregos e de melhores condições de vida. No dia 21 de setembro foi criado o dia Nacional deLuta da Pessoa Portadora de Deficiência.

                       

“A Política Nacional Para a Integração da Pessoa Com Deficiência: Segundo o Decreto Lei n º. 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que regulamenta a Lei n. º 7.853, de 24 de outubro de1989, e que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, cabe aos Órgãos e às Entidades do Poder Público assegurar à Pessoa Portadora de Deficiência (PPD), o pleno exercício de seus direitos básicos, e de outros que decorrentes da Constituição Federal e das Leis de Diretrizes, possam propiciar o seu bem-estar pessoal, social e econômico”. 

Com isso a Pessoa com Deficiência passou ater seus direitos

garantidos através de leis  e do Estatuto da pessoa com deficiência, acessibilidade para a utilização com segurança e autonomia  dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos e esportivos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, sem ter qualquer obstáculos que possa impedi-los de utilização de quaisquer espaços.

                         

                        Passando se adiante percebemos que as políticas setorias, olhou para todos os sentidos, valorizando cada necessidade da sociedade, e a assim também desenvolveu trabalhos e leis para a Pessoa Idosa, dando também oportunidades e direitos garantidos, para gozar de sua idade já avançada, com  tranqüilidade e segurança. A LOAS, vem assegurando isso claramente, no Art. 50 garantido a Pessoa Idosa o direito de um salário de beneficio, a qual garantir que não tem como se manter e que não tem família.

                     

                    Também assegurando os direitos da Pessoa Idosa, existe Artigos na Constituição  Federal de 1988, que valoriza e apóia seus direitos, dando aos seus familiares a obrigação de cuidar de seus pais na velhice, e a criação de programas e prevenção e atendimento a pessoa idosa, sem descriminação alguma, como destacamos nos artigos abaixo:

                        

No Art. 227 é preconizada a criação de programas de prevenção e atendimento especializado, facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de preconceitos e obstáculos arquitetônicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com