TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTUGAL E LITERATURA

Tese: PORTUGAL E LITERATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Tese  •  6.539 Palavras (27 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 27

ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO MÁXIMO DE SOUSA

DISCIPLINAS: PORTUGUÊS E LITERATURA

ALUNOS: KARLENE, IANA, LEONARDO.

TURMA: 27.02

PROFESSORA: ECILENE A. MACEDO

PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

(TÍTULO DO LIVRO)

O MULATO

TRABALHADO DE LITERATURA

(NOME DO AUTOR)

ALUÍZIO DE AZEVEDO

ARAGUAÍNA- TO

2013

SUMÁRIO

1. BIOGRAFIA............................................................................................3

2. ENRREDO...............................................................................................7

3. PERSONAGENS.....................................................................................8

4. AMBIENTE.............................................................................................9

5. NARRADOR..........................................................................................10

6. CONCLUSÃO.......................................................................................11

7. REFERENCIAS....................................................................................12

3

BIOGRAFIA DO AUTOR

Vida e Obra de Alísio de Azevedo

Aluísio de Azevedo nasceu em São Luís do Maranhão, em 1857. Contrariando a vontade paterna, que era vê- ló comerciante. Viaja aos 17 anos, para o Rio de Janeiro e começa a estudar pintura na Academia Imperial de Belas Artes. Logo passa a colaborar, com caricaturas e poesias, em jornais e revistas. Com a morte do pai em 1878, é obrigado a retornar a São Luís, onde, em 1880, lança o romance Uma Lágrima de Mulher, exageradamente sentimental, em estilo romântico. Fortemente influenciado pelas leituras de Eça de Queiroz e de Émile Zola, que lhe apontam um novo caminho, publica em 1881 O Mulato, obra que inaugura o Naturalismo na Literatura brasileira. Por tratar-se de um libelo contra a vida e os costumes maranhenses no período abolicionista, o romance provoca violenta reação da sociedade provinciana e do clero, coagindo- o a voltar para o Rio de Janeiro, onde passa a viver da literatura, publicando romances, escrevendo folhetins e contos em jornais e redigindo peças teatrais. Em 1895, ao ingressar na carreira diplomática, abandona a literatura. Esteve, a serviços do Brasil, na Espanha, no Japão, no Uruguai, na Inglaterra, na Itália, no Paraguai e na Argentina, onde morreu em 1913.

Na carreira literária de Aluísio Azevedo, podemos distinguir duas posições estéticas simultâneas: de um lado, os romances românticos, que o próprio autor chamava de “comerciais”, destinados alimentar os jornais e agradar a um público acostumado aos sentimentalismos e às extravagâncias da moda; de outro, os romances “artísticos”, em que o autor adere ao espírito naturalista, produzindo verdadeiras obras-primas. À linha folhetinesca pertencem Memórias de um Condenado, Girândola dos Amores, Filomena Borges, entre outros. À linha artística pertencem os romances maiores de Aluísio: O Mulato, Casa de pensão e O cortiço. Escreveu também O Coruja, O Homem e o Livro de Uma Sogra.

Há nas principais obras do autor uma preocupação constante com a denúncia de situações sociais desumanas e injustas, que o tornam, acima de tudo, um romancista social.

4

O Livro “O mulato” de Aluízio de Azevedo trata dos temas centrais. O preconceito racional e o anti deridismo.

A história fala do amor proibido entre dois jovens. Ana Rosa, uma jovem de 15 anos, filha de Manoel Pescada e Raimundo seu primo mulato filho de José Cândido de Morais Silva, com Domingas uma de suas escravas.

Depois da morte da mãe de Ana Rosa, Manoel Pescada pediu a sogra Maria Bárbara que fosse morar com eles.

José Cândido conheceu uma jovem chamada Quitéria e casou- se com ela. Mas Quitéria ficou com ciúmes da escrava e do filho e pediu ao marido que expulsasse tanto a escrava quanto o filho de casa e a mandasse para a senzala. Dias José da Silva ouviu uns gritos vindos da senzala, correu até lá e ao chegar encontrou Domingas totalmente nua, amarrada e com as partes genitais queimadas com ferro quente, e sua esposa complemente bêbada ria- se e a esbravejava. O José da Silva ficou muito furioso, espancou a esposa e ordenou que mandasse Domingas casa dos brancos pra que fosse cuidada.

José da Silva pegou o menino Raimundo e levou a casa do seu irmão Manoel Pescada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com