TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL SERVIÇO SOCIAL UNIDERP ANHANGUERA - ABRIGO PARA CRIANÇAS PORTADORAS DE CANCER

Por:   •  1/5/2020  •  Artigo  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

                                                                                 

 UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP - PÓLO DE APARECIDA DE GOIÂNIA

PRODUÇÃO TEXTUAO EM GRUPO - PETG

 SERVIÇO SOCIAL

Acadêmicos:

Janita Garcez Lopes – ead-23569018

Valéria Núbia Beraba Silva Faria – ead-23569025

                                            DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: POLITICA SOCIAL DE ATENÇÃO A CRIANÇA E ADOLESCENTE; PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL; REDE SOCIOASSISTENCIAL E TERCEIO SETOR; PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL; TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS E ESTÁGIO SUPERVISIONADO I.  

                                                

Aparecida de Goiânia – Goiás

OUTUBRO /2019

                

[pic 2]

         

                                             

Trabalho apresentado do curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP - como requisito parcial para obtenção de nota   referente as  disciplinas norteadoras: Política Social de Atenção e Adolescente; Pesquisa em Serviço Social; Rede Socioassistencial e Terceiro Setor; Projetos de Pesquisa em Serviço Social; Tratamento da Informação e Indicadores Sociais; Estágio Supervisionado I.

 Tutora EAD: Juliana Isabele Gomes Prosbst

             

Aparecida de Goiânia – Goiás

outubro/2019

Aos

Ilmo. Senhores Prefeitos;

Assunto:  SOLICITAÇÃO PARA CONTIUIDADE  DA PARCERIA COM MUNICIPIOS

Ilmo. Senhores Prefeitos, venho por meio desta solicitar e argumentar sobre a necessidade da manutenção das parcerias entre nossa instituição – “ Associação de Apoio à criança com Câncer”- e vossos municípios circunvizinhos. Pretendo elucidar alguns aspectos importantes referente aos direitos dos usuários e o deveres do poder público tão quanto a importância de instituições  como a nossa na busca da assistência pública, uma vez que apenas em nosso município essa assistência não é custeada pelo Estado.  

INTRODUÇÃO

São várias as teorias, linhas que tentam explicar a origem do terceiro setor, mas todas concordam que  esse seguimento tem suas raízes no campo religioso, na igreja, na pratica na caridade e doação. Organizações religiosas e sociais compartilham a mesma essência mesmo antes do Estado Novo. No Brasil,  a primeira referência histórica de uma instituição/entidade  com atividade tipificadas de  Terceiro Setor  foi a Santa Casa de Misericórdia na cidade de  Santos , fundada em 1543.

A escassez dos recursos, aumento das demandas da  sociedade, a crise capitalista são fatores que  favoreceram  a chegada do  neoliberalismo, que  veio com o objetivo de reconstruir o mercado, reduzir até extinguir  a intervenção social  do Estado em diversas áreas da sociedade. A superprodução e a concentração de renda no contexto neoliberal  elabora uma nova resposta à questão social, limitando os direitos às políticas sociais e assistenciais com igualdade de acesso. Substituindo por uma modalidade focada nas necessidades individuais condicionada  ao poder aquisitivo de cada um.( IMAMOTO, 2001).

DESENVOLVIMENTO

        A estratégia neoliberal tende instrumentalizar  um conjunto de valores altruístas de solidariedade  e do voluntarismo  que constituem o “terceiro setor”.  O capital luta por instrumentalizar a sociedade civil, torna-la desestruturada e amigável  com o objetivo de usa-la como meio para o projeto neoliberal. A “mistificação de uma  uma sociedade civil, popular, homogênea e sem contradições de classe e em oposição ao Estado e ao mercado, que contribui para facilitar a hegemonia do capital na sociedade” ( MONTANO, 2010, p.15).  

         A partir do Estado Novo  surge uma nova configuração histórica,. Dessa forma o Estado  vai se afastando paulatinamente de suas responsabilidades, transferindo-as para o mercados alocados na sociedade civil,  período que propiciou  a criação de uma legislação específica para o conjunto de entidades sem fins lucrativos ocorrendo assim as privatizações e descentralizações administrativas, minimizando o Estado na área social.   Levando à precarização das políticas sociais estatais culminando no fornecimento de serviços marginais. A desresponsabilização estatal não pode significar que o Estado não faça parte deste movimento.. “ O Estado é subsidiador e promotor do processo ideológico de transferência  da ação social para o Terceiro Setor”.(YAZBEK,2005:82).

                Alguns setores da sociedade ficaram desassistidos  pela assistência estatal, os quais foram transferidos  para sociedade civil o “ Terceiro Setor”, sustentado pelas  práticas voluntárias, filantrópicas e caritativas. É nesse espaço que os excluídos recebem assistência, se encaixando perfeitamente com a proposta neoliberal. Neste sentido, afirma Petras, “de certo modo, as ONGs assumiram as funções anteriormente cumpridas pelas agencias estatais, o que permitiu aos governos a redução da sua responsabilidade pela promoção do bem-estar da população”( 1999:72)

        Em geral as organizações conhecidas com “terceiro setor”, não possuem condições de autofinanciamento, carecem de recursos públicos para funcionamento mínimo, por isso possuem  “parcerias” com o estado, responsabilidade de executar transferência de fundos públicos.

        Contextualizando a saúde pública, o sistema de saúde único, gratuito e universal cunhado na Constituição Federal Brasileira de 1988 que determina que “ A saúde é um direito de todos e dever do estado”. Pode ser apresentada como uma das maiores conquistas no âmbito das políticas sociais na sociedade brasileira. Suas disposições estão contida nos artigos 196 ao 200 desta legislação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com