TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  4/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

2. Discorrer sobre a conjuntura brasileira ao final do século XIX até a primeira metade do século XX.

Segundo SANTOS (2019) o início do desenvolvimento do Brasil, tanto no campo econômico quanto no social se deu a partir da segunda metade do século XIX. Após deixar de ser colônia de Portugal, o país passou a desenvolver sua economia com os altos lucros do café o que propiciou o investimento em outras áreas como a indústria. De acordo com Lajolo (2001), após a segunda metade de século XIX toda a sociedade brasileira passou por mudanças que foram fundamentais para reestruturar o país principalmente nos campos políticos e socais com a mudança de governo. Nessa época o serviço escravo passou a ser assalariado, as fazendas e lavouras ficaram mais modernas e com isso, passaram a surgir as primeiras indústrias no país.

Segundo Lajolo (2001) entre os anos 1850 e 1860 aconteceu o surto industrial brasileiro, nessa época, foram inauguradas cerca de 70 fábricas de vários segmentos como sabão, tecido, chapéus, entre outros. Também foram inaugurados bancos, companhias de navegação a vapor, seguradoras, mineradoras, transporte urbano e estadas de ferro, além de outros serviços que ajudavam a população e aumentavam a oferta de emprego.

Esse fato fez com que parte da população rural migrasse para a cidade em busca de uma vida financeira mais confortável. De acordo com Lajolo (2001) com mais pessoas na cidade e mais gente procurando emprego, surgiram as primeiras grandes greves operárias devido as condições precárias de trabalho. De acordo com a autora “A jornada de trabalho podia chegar a 16 horas e a mão-de-obra infantil e feminina era usada de maneira indiscriminada, não havendo nenhuma regulamentação salarial.”, Lajolo (2001).

Segundo SANTOS (2019) explica que “a crise de 1929 foi um exemplo da fragilidade da economia brasileira” (2019), pois o país precisava diversificar sua produção para continuar crescendo e com a mudança de Governo, diversas medidas foram tomadas como a criação das leis trabalhistas.

A partir dai o Governo passou a criar planos e tomar medidas para o desenvolvimento econômico, politico e social do país.

RESUMO

A partir da segunda metade de século XIX o Brasil começou a se desenvolver economicamente e socialmente, deixou de ser colônia de Portugal e desenvolveu as próprias industrias criando empregos e fazendo com que a população rural migrasse para os centros urbanos em busca de uma vida melhor. Após passar por diversas mudanças no cenário político o Brasil desenvolveu leis trabalhistas para proteger seus trabalhadores, além de e tomar medidas para o desenvolvimento econômico, político e social do país.

LAJOLO, Marisa. “Literatura Infantil (1880-1910)”; 2001. Disponível em: <<https://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/LiteraturaInfantil/conthist.htm >>. Acesso 14 de abri. 2019.

SANTOS, Fabrício Barroso dos.        "O início da industrialização brasileira"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 15 de abril de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com