TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA ACOLHIMENTO E INCLUSÃO

Por:   •  17/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

1- Apresentação:

Este projeto tem como finalidade, através do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), do Phoc II, Camaçari- BA, identificar as famílias que estão tendo dificuldades no acesso aos seus direitos, de forma intervir na realidade visando informar, orientar e incluir as famílias no Programa Bolsa Família (PBF), do Governo Federal, que é um programa de transferência direta de renda, para as famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo país.

2- Justificativa:

Este projeto justifica-se pela realidade enfrentada diariamente pelo CRAS PHOC II, município de Camaçari, em relação às demandas de benefícios bloqueados, suspensos ou cancelados, na possibilidade de fazer as famílias entenderem do programa e se conscientize das suas condicionalidades.

O projeto foi elaborado e executado para atender as demandas postas pelo usuário, trata de uma ação de proteção social, prevista como um dos serviços que devem ser ofertados pelo CRAS, sendo esta uma unidade de política de assistência social, com o objetivo de tentar reverter os descumprimentos, pela pessoa responsável da família beneficiaria do programa. O trabalho da equipe técnica permite, a busca ativa das famílias em descumprimento das condicionalidades, que pode ser: advertência, o bloqueio, a suspensão e o cancelamento.

O projeto tem um fim social, pois busca orientar as famílias e encaminhá-las a outros programas de políticas sociais. Nesse sentido, é indispensável à inserção destes grupos para reforçar o direito de acesso das famílias aos serviços a que tem direito, evitando o agravamento da situação de vulnerabilidade.

4-Objetivos

4.1 GERAL

Realizar encontros e articular ações de conscientização às famílias, sobre o Programa Bolsa Família e suas condicionalidades, evitando assim o cancelamento, bloqueio ou a suspensão.

4.2 ESPECÍFICOS

-Identificar as famílias com os benefícios bloqueados ou cancelados;

- Orientar e através de rodas de conversas, sobre o PBF e suas condicionalidades;

- Realizar atividades específicas, visando a conscientização das famílias quanto ao PBF;

- Elaborar um folder informativo para ser distribuído à família beneficiaria do programa, contendo informações centrais acerca do programa;

- Utilizar espaços na mídia escrita e falada local para fornecer instruções e esclarecimentos sobre o Programa Bolsa Família;

- Conscientizar todos os beneficiários do PBF da importância de se cumprir as suas condicionalidades, evitando assim o bloqueio e ou cancelamento do programa.

5- Metas

Atingir o máximo de famílias atendidas no CRAS PHOC II, e que estão cadastradas no programa bolsa família, orientando sobre o PBF e suas condicionalidades, contribuindo assim , para reduzi o índice de famílias com o PBE, bloqueado ou cancelados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com