TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE AÇÃO: Programa Bolsa Família.

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        PROJETO DE AÇÃO        

2.1        APRESENTAÇÃO        

2.2        JUSTIFICATIVA        

2.3        OBJETIVOS        

2.3.1        Objetivo Geral        

2.3.2        Objetivos Específicos        

2.4        PÚBLICO ALVO        

2.5        METAS A ATINGIR        

2.6        METODOLOGIA        

2.7        RECURSOS        

2.7.1.1        Recursos Humanos        

2.7.1.2        Recursos Financeiros        

2.8        PARCEIROS        

2.9        AVALIAÇÃO        

2.10        CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto de ação abordará em sua íntegra passo a passo da metodologia utilizada para proporcionar a chegada da informação aos usuários de baixa renda que se enquadram no Programa Bolsa Família.

Tem por evidência relatar sobre o programa social executado pelo Centro de Referência de Assistência Social do município de Urupá – RO, destacando o trabalho dos profissionais da área e a carência de informação por parte da população urbana e rural.  


  1. PROJETO DE AÇÃO
  1. APRESENTAÇÃO

Os estágios curriculares obrigatórios em serviço social I e II ocorreram no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do município de Urupá no Estado de Rondônia.

O município de Urupá foi criado em 13 de fevereiro de 1992, com áreas desmembradas dos municípios de Ouro Preto do Oeste e Alvorada do Oeste, o povoado surgiu com a implantação do Projeto de Assentamento (PA URUPÁ) através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, em 6 de julho de 1981.

O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social - PNAS. Atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Durante o estágio, foi possível efetuar o conhecimento teórico e prático sobre o Bolsa Família. Este projeto de ação abordará em sua íntegra sobre este programa visando levar a informação aos indivíduos menos favorecidos no âmbito de divulgar os serviços oferecidos pelo CRAS e os direitos conquistados e estabelecidos na Constituição Federal de 1988.

Contudo, o Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 77 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

O Bolsa Família possui três eixos principais: a transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

Todos os meses, o governo federal deposita uma quantia para as famílias que fazem parte do programa. O saque é feito com cartão magnético, emitido preferencialmente em nome da mulher. O valor repassado depende do tamanho da família, da idade dos seus membros e da sua renda. Há benefícios específicos para famílias com crianças, jovens até 17 (dezessete) anos, gestantes e mães que amamentam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com