TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVA N2

Exames: PROVA N2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 2

.

0,8 em 0,8 pontos

Abaixo você tem alguns fragmentos compilados de uma pesquisa na qual o autor* identifica e descreve o processo de desenvolvimento, implantação, aceitação e disseminação de políticas e práticas de gestão de recursos humanos em uma empresa de comércio varejista de uma cidade do norte do Rio Grande do Sul utilizando a teoria institucional como base de análise.

*GIOTTO, Olívio Tiago. Gestão de pessoas: políticas institucionalizadas em uma empresa no sul do país. Dissertação (Mestrado em Administração) Fundação Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2009.

Participaram das entrevistas sete sujeitos, cuja escolha ocorreu de forma intencional, levando-se em consideração o acesso aos dados históricos da organização, ou o seu conhecimento sobre as políticas e práticas de gestão de pessoas atuais e passadas.

Pelo texto em destaque percebe-se que o autor utilizou-se da entrevista como instrumento de coleta de dados. Acerca da entrevista é correto afirmar que se trata de uma técnica de coleta de dados na qual:

Resposta Selecionada:

a.

As perguntas são formuladas e respondidas oralmente.

Resposta Correta:

a.

As perguntas são formuladas e respondidas oralmente.

Feedback da resposta:

A entrevista é uma técnica de coleta de dados na qual as perguntas são formuladas e respondidas oralmente, na presença do pesquisador que deverá anotar, registrar ou gravar suas respostas para depois fazer a análise dos dados.

.

Pergunta 3

.

0 em 0,8 pontos

Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta:

Publicação destaca crescimento da pesquisa brasileira em Ciência dos Materiais

Elton Alisson

O grupo editorial IOP Publishing, pertencente à principal associação de físicos do Reino Unido – o Institute of Physics (IOP) –, publicou um relatório especial sobre Ciência dos Materiais no Brasil para a Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat).

Lançado durante a conferência anual da entidade, realizada entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro em João Pessoa, na Paraíba, o relatório destaca o crescimento da pesquisa na área no país ao longo das duas últimas décadas.

Com a chamada de capa “Brasil mostra que os materiais importam”, a publicação avalia que o aumento do financiamento para ciência e inovação, combinado com o foco estratégico em novos materiais, está criando novas oportunidades tanto para pesquisa acadêmica como para o desenvolvimento de novos produtos pelas indústrias no país.

“O Brasil investe hoje cerca de R$ 50 bilhões por ano em P&D [Pesquisa e Desenvolvimento], o equivalente a 1,2% do seu PIB [Produto Interno Bruto], em comparação com apenas R$ 12 bilhões em 2000”, diz a publicação. [...]

De acordo com a publicação, muitos dos laboratórios mais bem equipados são abertos a usuários externos atuantes em instituições de pesquisa mas também na indústria, a exemplo do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

“Os pesquisadores estão ansiosos agora para ter acesso a duas novas grandes instalações de pesquisa previstas para serem inauguradas no país nos próximos anos: a fonte de radiação síncrotron de terceira geração Sirius, que está sendo construída em Campinas [no LNLS], e as linhas de luz de nêutrons planejadas para o novo reator multipropósito do Brasil [previsto para entrar em funcionamento em 2018 no município de Iperó, no interior paulista]”, estimam.

Área prioritária

A publicação destaca que a Ciência dos Materiais é identificada hoje como uma das áreas prioritárias de apoio à ciência, tecnologia e inovação pelas agências de fomento à pesquisa do país, sejam federais, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ou estaduais, como a FAPESP. [...]

Os autores do relatório indicam que outras fundações estaduais têm seguido o exemplo da FAPESP, como as dos Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. E que o maior desafio para a pesquisa de materiais no país é a necessidade de mais cientistas.

Referência:

ALISSON, Elton. Publicação destaca crescimento da pesquisa brasileira em Ciência dos Materiais. Agência FAPESP, 21 de outubro de 2014. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/publicacao_destaca_crescimento_da_pesquisa_brasileira_em_ciencia_dos_materiais_/20070/> , acesso em 21/10/2014.

I.O recurso [...] é indicativo de que não ocorreu a transcrição integral do texto, ou seja, houve a eliminação de uma parte do texto.

II.O recurso [ ] foi adotado para acrescentar informações que não constam da publicação referenciada como, por exemplo, o significado de P&D e de PIB, e a indicação da localização das duas novas instalações de pesquisa.

III.A referência bibliográfica do artigo contempla os elementos essenciais - autor, título do artigo, nome do periódico, endereço eletrônico e data de acesso.

IV.O texto apresenta citação direta curta, indicada pela presença de aspas. Nesse caso a transcrição está correta, pois se encontra indicada pelas aspas, preserva a mesma formatação adotada em todo o texto, ou seja, não introduz recuo esquerdo de 4 cm e não altera o espaço entre linhas ou o tamanho da fonte.

V.O texto apresenta diversas siglas, colocadas entre parêntesis após o seu significado por extenso, exceto o significado de FAPESP. Trata-se de um recurso importante para evitar a repetição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com