TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO APRENDIZADO

Monografias: PSICOLOGIA DO APRENDIZADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DO FILME PARA O APRENDIZADO

No filme 'VALENTE' Merida, é uma princesinha rebelde de cabelos vermelhos e cacheados que foi criada por sua mãe para ser uma princesa perfeita. Ao contrário do que sua mãe desejava a princesa não quer esse destino que a mãe traça. Prefere correr pela floresta, atirar com arco e flecha e ser livre. Após sua mãe reunir três possíveis pretendentes a casar com a menina, ela apronta e foge e encontra uma bruxa que se aproveita da sua inocência e ensina um feitiço para que a mãe mude de ideia em relação ao casamento.

Os aspectos do filme caracteriza que Merida é destemida e tem personalidade forte, bem diferente da maioria das princesas, ao passo que a mãe nos remete o pensamento ao passado não muito distante, quando as mulheres não tinham o poder de decisão e os casamentos eram arranjados, muitas vezes quando as mulheres ainda eram bebes.

Nessa época não iremos encontrar meninas livres para brincar, e como no filme de arco e flecha, cavalgar e muito menos saírem sozinhas. Eram destinadas exclusivamente para o casamento e suas tarefas diárias eram aprender bordados, fazer o enxoval, aprender a cozinhar.

A convivência entre filhos e pais é algo universal e todos nós se puxarmos pela memória podemos compreender nossos pais. Podemos entender que nos conflitos familiares não devemos sair pelo mundo buscando feitiços contra a mãe ou contra o pai. o problema se localiza quando se encontra nessa fuga pessoas inescrupulosas que se aproveitam da situação fragilizada dos jovens, induzindo-os às drogas, principalmente, com promessas de soluções.

Merida, por sua criação ainda percebe e busca desfazer a maldição contra sua e luta desesperadamente para salvação do reino, mas não no sentido de acatar o casamento planejado pela mãe, mas sim, para salvar a unidade familiar. Então tudo o que ela aprender no uso de arco e flecha ela usa para a luta, antes que seja tarde demais.

Os valores de família são diferentes no mundo de hoje, embora ainda persista na maioria dos lares a união familiar, o sentido de família. O filme mostra uma mãe forte e lutadora e o conflito é gerado quando a filha também, é forte. Nada impede que as duas mulheres se amem e sejam família, mas as personalidades são conflitantes.

A coragem pode vir da infância e acompanhar até a fase adulta, bem caracterizada no filme. Os jovens erram sim, e como erram, os pais também cometem seus deslizes, por que não são perfeitos e infalíveis, mas o filme ensina que o amor da família é um caminho para Merida alcançar seu destino.

O enredo dessa estória explora o relacionamento entre mães e filhas. No enredo Merida é um pouco egoísta, mas não é uma vilã que tenha a maldade estampada como marca. Como também na vida real existam mães maldosas e principalmente superprotetoras.

A melhor cena do filme é quando ela enfrenta os inimigos e diz que não agridam sua mãe. Mesmo querendo ser independente, corajosa ela aprendeu que mãe é só uma e essas mães amam e educam os filhos do jeito delas.

O filme mostra o conflito de uma cultura patriarcal, quando Merida luta para não pertencer a essa cultura. Merida personifica a mulher de hoje, uma força emergente que no caso do Brasil, vemos uma presidenta da república, algo inimaginável para nossos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com