TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA SOCIAL I CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.388 Palavras (10 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP –

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Nilton Cesar de Oliveira – RA – 414774

Marilene Teixeira Freire Pinto - RA – 416746

Patricia dos Santos B. Dantas - RA – 8140757735

Silvia Letícia Morabito Porto – RA – 423583

Rosária Oliveira Pettini – RA – 422663

Atividades Práticas Supervisionadas

Psicologia Social I

Profª.

São José do Rio Preto – SP 26 de Abril de 2014

A invisibilidade pública, desaperecia no meio dos outros homens, é expressão pontiaguda de dois fenómenos pscissociais que assumem caráter crônico nas sociedades capitalistas humilhação social e reificação.  A invisibilidade publica é resultado de um proceso histórico de longa duração. Rebaixa a percepção de outrem, especialmente a percepção de alguém vinculado à forma baixa do trabalho assalariado, o trabalho desqualificado, alienado e alienante, como assinala Gonçalves Filho.

No texto de José Moura Gonçalves Filho sobre a Humilhação Social – Um Problema Político em Psicologia faz um estudo da psicología social, tentando indicar problemas políticos. Marx defendendo a formação do modo de produção capitalista e Freud a formação da sexualidade humana, funcionava como sistems completos e fechados.

Mas vemos que em situação ambígua de humilhação, no fenômeno interno-externo, é que nos faz ver que tanto o Freud como Marx, beneficiou-nos esencialmente de que Marx atendendo as determinações económicas e Freud as determinações pulsionais afinal ensinaram-nos a encontrar pessoas em situação inter-humano.

  O mecanismo humano para Marx com a mercantilização das relações sociais e Freud diz que as pressões inconcientes, o mecanismo humano não é um fato natural mas histórico e intersubjetivo. A desigualdade social faz parte dos problemas sociais que causam ao individuo a  invisibilidade social.  

Morador Impedido

Vemos que a varios tipos de morador o que mal consegue ter uma forma de moradia (favelas), os que conseguem ter suas humildes casas inacabadas, os que conseguem outras formas de moradia mas continuam sendo impedidos de realizar o termino de suas construções por terem que adiar, sempre falta alguma coisa, quando se tem a mão de obra, falta materia prima. Pessoas perdida no tempo e nos sonhos que buscan melhoras, sem vitórias, impedidas de viver o seu proprio mundo lutando por um pedaço de terra por moradia algo básico para a sobrevivencia do ser humano onde direito mas aonde esta esse direito de moradia.

O trabalhador Impedido

Em qualquer lugar tudo depende do trabalho, você não consegue nada sem trabalho, pois sem o dinheiro do trabalho como [pic 2]comer, como viver. O mundo é capitalista tudo gira em torn do dinheiro e sem nada se consegue, não há como se indignar com famílias que preferem trabalhar em fazendas e nela morar é a perspetiva de vida melhor, pois é a garantía de que com o trabalho no campo você ter moradia, o leite, ovos e tudo o que muitas vezes não se consegue na cidade.  Um exemplo é o senhor Luiz Gasques Parra de 42 anos morador de Uchoa uma cidade pequena no interior de São Paulo.  Sr.Parra nasceu e cresceu em Uchoa e sempre trabalhou na roça colhendo laranja, algodão ou o que se produzia na região.  Um dia resolveu buscar um trabalho que lhe oferece mais estabilidade, pois na roça dependía da safra para trabalho.  Foi para São José do Rio Preto cidade que lhe oferecia mais recursos, depois de entrevista, teste e treinamento, conseguiu trabalho na coleta de lixo urbano.  Este trabalho com carteira assinada lhe proporcionava registro em carteira (INSS, FGTS, Ferias, 13º salario, cesta básica).  Mas infelizmente as melhoras não foram como esperadas, Luiz veio morar com sua família (esposa e 03 filhos) em São José do Rio Preto, o custo com aluguel era mais alto, o custo de vida com transporte, moradia, se tornaram maior.  A desigualde social se tornou  perceptível, os filhos viram que os amigos de escola se vestiam melhores e passaram a exigir roupas melhores, dinheiro para lanche, cinema, shopping, que não tinham na cidade pequena.  O trabalho na coleta do lixo é mais pesado que na roça.  Até a madrugada correndo atraz do caminhão do lixo, pasando por risco no trânsito por andarem ora pendurados no caminhão ora correndo pela ruas com risco de serem atropelados.  Segundo Parra “As pessoas não respeitam os lixeiros alguns carros não estão nem aí, nem diminuem a velocidade.  As pessoas colocam o lixo de qualquer maneira, como vidros ou produtos que podem machucar de qualquer jeito.”

O filho mais velho do Luiz, que tinha 11 anos na época, começo a se envolver com grupo de amigos “barra pesada” usuarios de drogas, e por todos esses fatores negativos.  Luiz que quando adolescente quebrou o fêmur e passou por cirurgia, começou a sentir dores na perna devido ao grande esfoço físico da profissão e resolveu voltar com sua familia para cidade  de  origem, para trabalhar em um sitio, tomando conta da roça.  Sua esposa o deixou, e ele ficou com os três filhos ainda pequenos.  Mesmo com muito esforço para cuidar dos filhos e trabalhar, o filho mais velho que acabou de completar 18 anos,  se envolveu com drogas e foi morto com um tiro durante o baile de carnaval,  que aconteci a na praça de Uchoa este ano.  

[pic 3]Essas pessoas muitas vezes em de outras estadados para buscar melhores condições, vem sem nenhuma perspectivas e muitas vezes contribuem sem as mesmas e sem condições de voltar para suas terras de origen. Os que vencem a bala de conseguir empregos sentem presos por não poder reclamar o que lhe é direito com medo de represaría, que mundo é esse que você não pode reclamar o que lhe é direito.  Quais condições trabalhistas são essas que nem mesmo são cumpridas.  Trabalhadores presos psicológicamente em apenas achar que a saúde dele é trofeo, porque se ficar doente como trabalhar e passam acreditar que se ter saúde tudo dara certo.  Porque sabe que sem condições de um médico particular, se precisar de hospital público pode sair morto, se contenta que a vida de fracasso e derrota que esta vivendo esta bem, porque ele tem saúde.[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (61.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com