TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padaria Q Pão

Artigos Científicos: Padaria Q Pão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A Q Pão é uma tradicional padaria que está na família do Sr. Bread há três gerações, desde a época do seu avô. Porém a padaria vem passando por algumas dificuldades, o que vem preocupando o Sr. Bread. Redução das vendas dos produtos de fabricação própria, queda na qualidade dos produtos oferecidos, mau atendimento com os clientes por parte dos funcionários, são alguns dos problemas enfrentados. Diante dessa situação, o Sr. Bread verificou ser imprescindível tomar algumas medidas para que a tradicional padaria Q Pão não venha a fechar suas portas.

REESTRUTURAÇÃO E MELHORIAS PARA PADARIA Q PÃO

Sr. Bread contratou uma consultoria para auxiliá-lo a solucionar os problemas na padaria. A primeira medida a ser tomada foi reunir os funcionários para que fossem pontuados com cada um os descontentamentos e também apresentar o quadro real que se encontra a Q Pão. A consultora analisou todas as informações recebidas e propôs para Sr. Bread algumas medidas urgentes e necessárias para reerguer a tradicional Q Pão.

1) Divisão do trabalho dentro da Q Pão, separando claramente cada função de seus funcionários, em setores, administrativo, setor de produção e o setor de atendimento ao cliente

Primeiramente a criação de um departamento de planejamento, com contratação de um Gerente para dividir as responsabilidades administrativas da padaria com o Sr Bread. Segundo Taylor toda atividade mental deve ser removida da produção e centralizada no departamento de planejamento.

Dividir o trabalho dentro da Q Pão, com ênfase na produtividade dos trabalhadores, aprimorando os métodos de produção e trabalho através de cursos e especializações na área de confeitaria e gastronomia para os Padeiros e Confeiteiros, afim de maximizar a produção e reduzir o desperdício, já que estes funcionários estarão melhores preparados dentro de suas funções.

Para os atendentes de balcão, cafeteria e caixa realizar um curso de atendimento ao cliente através de dinâmicas e com ênfase em pessoas, para que estes possam realizar um atendimento com maior qualidade e em menor tempo, já que são eles que tem contato direto com o público e são a “Cara” da Padaria Q Pão e não podem ser desrespeitosos e nem fazerem “corpo-mole” com os clientes.

A divisão do trabalho deve ser feita de acordo com a aptidão de cada funcionário, onde ele deve se ater e se especializar na área onde ele mais domina, pois assim se tornara um “Homem de Primeira Classe” e realizar seu trabalho sem desperdiçar tempo e nem restringir sua produção.

2)Com a divisão feita, e cada funcionário devidamente alocado em sua função, é necessário a realização do estudo de tempo e métodos, afim de otimizar a produção e reduzir o desperdício.

Primeiramente descobrir quanto tempo leva para que cada funcionário, dando o melhor de si, consegue realizar sua tarefa, afim de descobrir de maneira cientifica, qual a velocidade máxima em que a tarefa pode ser completada.

No caso do setor de produção (o Confeiteiro e os dois Padeiros) dividir cada tarefa em seus elementos básicos e, com a colaboração dos trabalhadores, o Sr. Bread deve cronometrá-las e registra-las o tempo que se leva para a fabricação dos produtos internos. E para o setor de atendimento ao cliente (Atendentes de Balcão,Cafeteria e Caixa) quanto tempo eles levam para realizar suas tarefas, anotar o pedido buscar o pedido e cobrar o valor anotado.

Este processo permite o aprimoramento do trabalho através da racionalização dos movimentos. De acordo com Taylor a produtividade mais elevada resulta da minimização do esforço muscular, ou seja, A produtividade resulta na eficiência do trabalho e não da maximização do esforço, é trabalhar de forma inteligente.

3) A administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos, logo para podermos reestruturar a Q Pão, temos que aplicar e delegar as cinco funções administrativas: (PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, COMANDO, COORDENAÇÃO E CONTROLE), assim podendo ter uma ênfase melhor na estrutura organizacional da Q Pão, separando em departamentos (Setores) as atividades distintas como a Técnica que fica a cargo do setor de produção, ou seja os padeiros e o confeiteiro, o setor comercial que fica responsável pela venda dos produtos produzidos, os responsáveis por esse setor são os atendentes de balcão e o atendente da cafeteria interna, o setor financeiro que é responsável pela procura e utilização do capital neste setor os responsáveis seriam os caixas e o setor de Contabilidade que é responsável pelo registro de estoques, custos, balanços, estatísticas, neste setor é altamente recomendado que o Sr. Bread contrate um profissional especializado ou um escritório terceirizado para poder ter um melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com