TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parecer Auditoria

Artigo: Parecer Auditoria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

AUDITORIA EXTERNA – PARECERES

Breve conceito – Auditoria externa é uma ramificação da contabilidade que dentre seus objetivos esta a análise das demonstrações contábeis/financeiras da empresa auditada.

Por meio das análises de tais demonstrações, das quais se pode citar: DMPL – Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; DFC – Demonstração do Fluxo de Caixa; Notas Explicativas, etc... Ao final dos trabalhos o auditor expressa sua opinião através de um parecer que pode ser exprimido de quatro formas, a saber:

Introdução:

A emissão do parecer reflete o entendimento do auditor acerca dos dados em exame, de uma forma padrão e resumida que dê, aos leitores, em geral, uma noção exata dos trabalhos que realizou e o que concluiu.

Divisão do parecer de auditoria:

O parecer do auditor, em condições normais, contém três parágrafos:

1º parágrafo: determina e referencia o propósito de trabalho do auditor e a responsabilidade por ele assumida.

2º parágrafo: determina a abrangência do trabalho de auditoria e a forma pelo qual o trabalho foi direcionado.

3º parágrafo: determina a opinião do auditor sobre o trabalho realizado.

Primeiro parágrafo:

É denominado de parágrafo de introdução, em que o auditor identifica o objeto do trabalho, no caso as demonstrações financeiras em exame que, via de regra, são comparativos de 2 anos, e a empresa à qual o auditor se refere. O modelo recomendado pela Resolução CFC nº 820, de 17/12/1997, revogado pela Resolução nº 1.203/09, contempla a seguinte redação:

(1) Examinamos os balanços patrimoniais da empresa ABC levantados em 31 de dezembro de 19XX e 19XX, e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e das origens e aplicações de recursos correspondentes aos exercícios findos naquelas datas, elaboradas sob a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis.

Segundo parágrafo:

É determinado de parágrafo de extensão do trabalho do auditor referenciado principalmente pela obediência às normas de auditoria, codificadas pela Norma Brasileira de Contabilidade NBCT -11. O modelo recomendado pela Resolução CFC nº 820 contempla a seguinte redação:

(2) Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevância dos saldos, o volume de transações e o sistema contábil e de controles internos da entidade; (b) a constatação, com base em testes, das evidências e dos registros que suportam os valores e as afirmações contábeis divulgados; e (c) a avaliação das práticas e das estimativas contábeis mais representativas adotadas pela administração da entidade, bem como da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com