TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parecer De Auditoria

Artigo: Parecer De Auditoria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  2.181 Palavras (9 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 9

A emissão do parecer reflete o entendimento do auditor acerca dos dados em exame, de uma forma padrão e resumida que dê, aos leitores, em geral, uma noção exata dos trabalhos que realizou e o que concluiu.

Divisão do parecer de auditoria:

O parecer do auditor, em condições normais, contém três parágrafos:

Primeiro parágrafo: É denominado de parágrafo de introdução, em que o auditor identifica o objeto do trabalho, no caso as demonstrações financeiras em exame que, via de regra, são comparativos de 2 anos, e a empresa à qual o auditor se refere. O modelo recomendado pela Resolução CFC nº 820, de 17/12/1997, revogado pela Resolução nº 1.203/09, contempla a seguinte redação:

01- Examinamos os balanços patrimoniais da empresa ABC levantados em 31 de dezembro de

19XX e 19XX, e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e das origens e aplicações de recursos correspondentes aos exercícios findos naquelas datas, elaboradas sob a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis. (determina e referencia o propósito de trabalho do auditor e a responsabilidade por ele assumida).

Segundo parágrafo: É determinado de parágrafo de extensão do trabalho do auditor referenciado principalmente pela obediência às normas de auditoria, codificadas pela Norma Brasileira de Contabilidade NBCT -11. O modelo recomendado pela Resolução CFC nº 820 contempla a seguinte redação:

02- Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam: a- o planejamento dos trabalhos, considerando a relevância dos saldos, o volume de transações e o sistema contábil e de controles internos da entidade;

b- a constatação, com base em testes, das evidências e dos registros que suportam os valores e as afirmações contábeis divulgados; e

c- a avaliação das práticas e das estimativas contábeis mais representativas adotadas pela administração da entidade, bem como da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto. (determina a abrangência do trabalho de auditoria e a forma pelo qual o trabalho foi direcionado).

Terceiro parágrafo: É determinado de parágrafo da opinião do auditor quanto às demonstrações financeiras examinadas e descritas no primeiro parágrafo do parecer. O modelo recomendado pela Resolução CFC nº 820 contempla a seguinte redação:

03- Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da empresa ABC em 31 de

dezembro de 19XX e de 19XX, o resultado de suas operações, as mutações de seu patrimônio

líquido e as origens e aplicações de seus recursos referentes aos exercícios findos naquelas datas, de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.( determina a opinião do auditor sobre o trabalho realizado).

Classificação do parecer de auditoria:

As normas do parecer dos auditores independentes determinados pela Resolução CFC nº 820, de

17/12/97, revogada pela Resolução nº 1.203/09, indicam que o parecer classifica-se, segundo a

natureza da opinião que contém, em:

Parecer sem ressalva; Parecer com ressalva.

Parecer adverso; Parecer com abstenção de opinião.

Como se contempla da classificação determinada pela Resolução do Conselho Federal de Contabilidade, ou o auditor concorda com as demonstrações financeiras e emite um parecer sem

ressalva, de integral concordância em relação às mesmas, ou determina sua discordância com base em informações factuais e as expõe por intermédio de sua opinião.

Tipos de parecer de auditoria

Parecer sem ressalva

O parecer sem ressalva é emitido quando as demonstrações financeiras da empresa examinadas pelo auditor representam adequadamente a posição patrimonial e financeira e o resultado das operações de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade. O parecer sem ressalva indica que o auditor está convencido de que as demonstrações financeiras foram elaboradas consoante a Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação específica em todos os seus aspectos relevantes. O auditor, quando emite um parecer sem ressalva, afirma que não há efeitos relevantes que afetem a demonstração financeira, uma vez que foram estes avaliados e considerados não significativos em relação às demonstrações financeiras tomadas em conjunto.

Parecer com ressalva

O parecer com ressalva é emitido quando um ou mais de um valor nas demonstrações financeiras não refletem adequadamente a posição correta, de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade, ou quando o auditor não consegue obter evidências adequadas que permitam a comprovação desses valores. Na redação da ressalva é recomendado o uso das seguintes expressões: "Com ressalva"; "Ressalvando"; "Exceto quanto"; "Com exceção de"; ou expressões similares. A utilização da expressão "Sujeito a" é considerada adequada apenas nos casos em que exista incerteza quanto ao resultado final de assunto pendente de definição.

Parecer com abstenção de opinião

Quando o auditor não conseguir obter comprovação suficiente para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações financeiras tomadas em conjunto, ele deve declarar que está impossibilitado de expressar sua opinião sobre estas. Como regra geral, esta impossibilidade de expressão de opinião do auditor é resultante dos seguintes aspectos:

I. limitação imposta ao objetivo do exame;

II. existência de fato que afete consideravelmente a posição patrimonial e financeira ou resultado das operações;

III. existência de incerteza substancial em relação ao montante de um item, impedindo ao auditor a formação de opinião sobre as demonstrações financeiras tomadas em conjunto;

IV. preparação de demonstrações financeiras não auditadas.

Parecer adverso

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com