TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedir Ajuda

Ensaios: Pedir Ajuda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 3

Valor Atual da Taxa Selic

A Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), foi criada em 1979, basicamente, é um sistema informatizado que tem como função: registro, custódia e liquidação de títulos públicos federais. Ela é a taxa básica de juros da economia brasileira, também é utilizada como referência para cálculos das demais taxas de juros comercializadas no mercado e para definição da política monetária praticada pelo Governo Federal do Brasil.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil (COPOM) fixa periodicamente a meta para a Taxa SELIC para fins de Política Monetária

Conforme tabela abaixo é possível verificarmos o valor atualizado da taxa.

Taxas Selic de 13/03/2014 a 13/03/2014

Data Taxa (%a.a.) Fator diário Base de cálculo (R$) Estatísticas

Média Mediana Moda Desvio padrão Índice de curtose

13/03/2014 10,65 1,00040168 380.181.849.796,60 10,65 10,64 10,65 0,02 382,80

Técnicas de Investimentos

Antes de iniciarmos em qualquer ramo de negocio, é necessário que estejamos a par de todos os possíveis futuros acontecimentos que poderão ocorrem com nossa empresa, precisamos estar sempre informados de todas e quaisquer mudanças ocorridas no mercado ao redor, para que não corramos o risco de investir nosso dinheiro e depois perde-lo a qualquer momento. Mas para que isso aconteça, é necessário que estejamos cientes do que estamos prestes a fazer. É preciso antes de iniciarmos um negocio avaliar as causas e consequências que poderão surgir com o passar do tempo. É preciso avaliar se este ou aquele ramo de negocio é mais lucrativo, se o capital investido terá retorno rapidamente, enfim, analisarmos todos os possíveis acontecimentos.

Para facilitar essa analise, existem três técnicas que serão discutidas e apresentadas ao longo deste capitulo. Vejamos então a primeira:

Período de Retorno(Payback)

Este método tem como função avaliar o tempo que o projeto demorará em retornar o total do investimento inicial. Assim ele deve ser mensurado em tempo- dias, semanas, anos- quanto menor o tempo de retorno mais interessante será o investimento. A melhor forma de calcular o payback é montar uma tabela com o valor do investimento inicial, os períodos, o fluxo de caixa de cada período e o valor acumulado dos fluxos de caixa. No momento em que o valor acumulado dos fluxos de caixa atingir o valor do investimento inicial, atingiu-se o payback.

Este método pode ser aplicado tanto a projetos únicos quanto a projetos concorrentes, no caso de projetos únicos, é preciso definir um tempo máximo para que se atinja o payback. Após esse tempo se o resultado for positiva aceita-se o projeto, caso for negativo rejeita-se o projeto. Já no caso de projetos concorrentes, deve-se escolher o melhor, ou seja, o que atingiu o payback mais rápido.

Esse método de analise é bastante usado por ser um método simples e rápido,porem há bastantes criticas a seu respeito, abaixo listaremos três dos maiores problemas apontadas por ele.

● Não leva em conta o valor do dinheiro no tempo;

●Não considera os riscos de cada projeto, que podem ser muito diferente;

● Não considera os fluxos de caixa após o período de payback.

Valor Presente Liquido (VPL)

Esta é considerada a mais sofisticada técnica de analise de orçamento de capital, por considerar o valor do dinheiro no tempo, diferente do método do payback, o VPL visa corrigir as principais deficiências apontadas no método do payback.

Para utilizá-lo é necessário construir o fluxo de caixa do projeto. O VPL utiliza os princípios de matemática financeira, calculando o valor presente do fluxo de caixa do investimento. Este método também adota uma taxa de desconto conhecida como Taxa Minima de Atratividade(TMA) que representa o retorno mínimo exigido, em porcentagem, para o investidor aceitar em realizar o projeto.

Existem três formas para calcular o VPL: através de formula matemática, por calculadora financeira ou planilhas de calculo.

Esta é a formula matemática:

N FC

VPL= ∑

J=0 (1˖i)n

Feito os cálculos o VPL pode ser positivo ou negativo, diz-se que ele é positivo quando o projeto foi capaz de recuperar seu investimento inicial, alem de pagar a TMA sobre esse investimento e produzir um retorno de valor positivo em reais, dessa forma deve-se aceitar o projeto, pois proporciona um retorno superior ao mínimo exigido. Mas também o resultado pode ser negativo, ou seja, o projeto não obteve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com