TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil e identificação do executivo

Tese: Perfil e identificação do executivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Tese  •  2.546 Palavras (11 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 11

1. Perfil e Identificação do Executivo

O executivo entrevistado é Vladimir Kuse, técnico de eletrônica pela Escola Técnica Parobé de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, especialista em sistemas de segurança para máquinas e equipamentos, coordenador do Setor Técnico da empresa Automasafety Consultoria LTDA, empresa que atua há mais de 10 anos no mercado gaúcho, nacional e internacional em segurança de máquinas e equipamentos, com mais de 2800 máquinas adequadas com laudo técnico e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Palestrante docente nas universidades como UFRGS e PUCRS, possui diversas matérias publicadas em jornais, revistas, sites e blogs especializados em segurança do trabalho. Atualmente participando do CNTT (Comissão Nacional Tripartite Temática) grupo que estuda melhorias à NR12 (Segurança em Máquinas e Equipamentos).

2. Área de atuação da empresa

A empresa presta serviços voltados à adequação e segurança de máquinas e equipamentos conforme a NR12, Norma Regulamentadora Brasileira que rege a segurança de máquinas, fabricação e fornecimento de proteções de máquinas sob medida de alta qualidade. Os projetos são executados de acordo com as mais recentes normas de saúde e segurança. O cumprimento dos aspectos dos projetos de proteção de máquinas é dado a partir de levantamento inicial, conselhos sobre as normas de saúde e segurança, design, fabricação e, finalmente, a instalação por uma experiente equipe. A empresa tem como alguns clientes: PETROBRAS, AMBEV, SENAI, FIERGS, GM, MARCOPOLO, TRIBUNAL DE JUSTIÇA RS e outras em diferentes ramos da indústria.

3. Políticas organizacionais

A empresa é dividida nos setores: Marketing, RH, Contábil, Fiscal, Financeiro, Manufatura, Setor Técnico, Comercial, T.I. (Informática), Engenharia e Administração. Para que todos esses setores estejam uniformes algumas políticas organizacionais são cultivadas na empresa. O T.I., que é o principal meio de comunicação da empresa, possui as políticas de acesso à Internet, alguns sites e e-mails não podem ser acessados, deve haver uma consciência no uso da internet, tendo uma forte supervisão sobre todos os computadores e todos os sites que são acessados. Os gestores recebem relatórios com a lista dos sites acessados pelos seus subordinados. Para comunicação interna de seus colaboradores são utilizado murais, e-mail e Skype. Há políticas ambientais de separação do lixo e o descarte adequado de resíduos. Em seu processo produtivo, o pó que é gerado devido ao processo de serralheria, é sugado por sistema de exaustão e vai para filtro manga, onde é filtrado e solta ar limpo na atmosfera. A empresa conta com um sistema de sucção de ar capaz de compactar e solidificar os resíduos gerados pela operação da serralheria, minimizando assim o impacto deste processo. Também é feita a captação de água de chuva para reutilização.

4. Políticas específicas gerenciadas pelo executivo

Processo gerenciado: Coordenador Técnico

4.1 Consultoria de Segurança

Os requisitos para elaboração da análise de risco, laudo técnico, adequação e treinamento voltado a uma máquina são estabelecidos pelo setor técnico formado por técnicos e engenheiros de diferentes áreas do setor industrial.

4.2 Análise de risco

O processo de análise de risco consiste na verificação da máquina e as condições dos dispositivos que nela existem em relação à segurança para seus operadores. A análise de risco é feita desde a verificação dos esquemas elétricos, hidráulicos e pneumáticos, até os treinamentos de segurança para operação e manutenção da máquina. O trabalho em campo é feito através de levantamento fotográfico e evidenciação das atividades relacionadas com a máquina. A obrigatoriedade de cumprimento dessa etapa é dada pela NR 12:2010 da Portaria nº 3.214 de 1978. Abaixo o item que cita o atendimento dessa etapa:

12.39. Os sistemas de segurança devem ser selecionados e instalados de modo a atender aos seguintes requisitos:

a) ter categoria de segurança conforme prévia análise de riscos prevista nas normas técnicas oficiais vigentes.

4.3 Adequação

O processo de adequação passa pela confecção de proteções mecânicas e instalações das proteções e de dispositivos de segurança eletrônicos de segurança na máquina. A adequação divide-se em dois processos: o primeiro, mecanicamente e o segundo, eletricamente. Os dados colhidos na etapa da análise de risco são avaliados para que a adequação seja feita de acordo com as normas vigentes. A obrigatoriedade de cumprimento dessa etapa é dada pelo seguinte item da NR 12:2010.

12.3. O empregador deve adotar medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos, capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, e medidas apropriadas sempre que houver pessoas com deficiência envolvidas direta ou indiretamente no trabalho.

4.4 Laudo técnico

O processo para elaboração de laudo técnico de uma máquina consiste novamente na verificação da máquina e as verificação dos dispositivos que nela foram instalados em relação à segurança para seus operadores. São evidenciados no laudo técnico a homologação e certificação dos dispositivos instalados juntamente com uma ART ( Anotação de Responsabilidade Técnica) feita por um engenheiro de segurança. Os aspectos relacionados a este processo são estabelecidos pelas normas brasileiras NBR 14009 e NBR 14153.

4.5 Treinamento

O processo para elaboração de treinamento consiste em capacitação dos colaboradores que interagem com a máquina, colocando em pauta as informações dos dispositivos de segurança instalados e operações condicionadas agora com a máquina adequada. Esse processo é recomendado pelos seguintes itens da NR 12:2010 relacionados conforme abaixo:

12.135. A operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem ser realizadas por trabalhadores habilitados, qualificados, capacitados ou autorizados para este fim.

12.136. Os trabalhadores envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem receber capacitação providenciada pelo empregador e compatível com suas funções, que aborde os riscos a que estão expostos e as medidas de proteção existentes e necessárias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com