TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA E PERIODICIDADE - RELATÓRIO

Por:   •  28/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 4

CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA E PERIODICIDADE

(AULA PRÁTICA Nº 5)

1) Objetivo

Transmitir com clareza a essência periódica dos elementos químicos, destacando o uso da tabela periódica.

2) Fundamento Teórico

A classificação periódica dos elementos é uma das mais valiosas generalizações científicas. Desde a segunda metade da década de 60 do século XIX já serviu consideravelmente como guia de pesquisas em áreas da química, e assim se tornando com o passar do tempo, uma preciosa ferramenta no ensino científico. Os princípios que regem as propriedades dos átomos explicam a organização e comportamento da matéria.

Com base em suas propriedades eletrônicas, os elementos químicos podem ser classificados como metais, não metais e semimetais. Metais são bons condutores de eletricidade e são eletropositivos, ou seja, tendem a perder elétrons. Quase todos os não-metais são isolantes elétricos, enquanto os semimetais possuem uma tendência de condução de eletricidade menos acentuada.

Também devemos nos ater à outros aspectos de reação entre os elementos, como a capacidade de ionização, a fim de se formar ácidos, bases, hidróxidos e/ou óxidos. Para tal devemos conhecer e considerar teorias como as de Lewis e/ou a de Brönsted-Lowry.

Nesta prática, primeiramente iremos investigar o caráter metálico dos elementos químicos e também as características ácidas e básicas de alguns óxidos. Com os resultados, será possível traçar alguns paralelos entre as propriedades desses elementos e suas posições na Tabela Periódica.

3) Materiais e Reagentes

Tubos de ensaio

Pissete

Água destilada

Conta gotas

Espátula

Bastão de vidro

Papel de indicador de pH universal

Fenolftaleína

Alaranjado de metila

Solução de ácido sulfúrico (H2SO4) 0,1 mol/L

Solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol/L

Oxido de magnésio (MgO) sólido

Oxido de cálcio (CaO) sólido

Pentóxido de fosforo (P4O10) sólido

4) Procedimento Experimental

a) Separamos 6 tubos de ensaio e os colocamos num suporte.

b) Em cada tubo adicionamos com a ajuda de conta gotas, 3 mL de agua destilada.

c) Adicionamos no tubo 1, com o auxilio da espátula MgO e agitamos com o bastão de vidro até a dissolver. No tubo 2 não adicionamos nada, ficou somente a agua destilada. Logo após medimos o pH de cada tubo utilizando a fita de indicador universal. Por consequência adicionamos em cada tubo duas gotas de indicador de fenolftaleína e observamos a coloração. Por ultimo adicionamos somente no tubo 1, gotas de solução de ácido sulfúrico até mudar sua coloração.

d) No tubo 3, adicionamos CaO com auxilio de uma espátula e com a ajuda de um bastão de vidro o dissolvemos. Medimos o pH da solução com a fita de indicador universal e, logo após, adicionamos duas gotas de fenolftaleína e observamos. Utilizando o conta gotas, adicionamos no tubo 3, solução de acido sulfúrico até perceber a mudança da coloração.

e) No tubo 4, adicionamos com o auxilio da espátula P4O10 e o dissolvemos com a ajuda do bastão de vidro, como foi feito anteriormente nos outros tubos. No tubo 5 ficou somente a agua destilada. Utilizamos a fita de indicador universal para medir o pH dos dois tubos e logo após adicionamos em cada duas gotas de indicador alaranjado de metila. Posteriormente, adicionamos gotas da solução de hidróxido de sódio até a alteração das cores dos tubos.

5) Resultados e Discussão

Óxido

Indicador usado e cor observada

pH

Natureza do óxido

MgO

Fenolftaleína / rosa

9

Básico

CaO

Fenolftaleína / rosa

11-12

Básico

P4O10

Alaranjado de metila

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (572.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com