TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Carboidratos

Projeto de pesquisa: Pesquisa Carboidratos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes do planeta Terra. [...] Certos carboidratos (açúcar comum e amido) são a maior base da dieta na maior parte do mundo e a oxidação dos carboidratos é a principal via metabólica fornecedora de energia na maioria das células não-fotossintética. Polímeros insolúveis de carboidratos funcionam tanto como elementos estruturais quanto de proteção nas paredes celulares bacterianas e vegetais e nos tecidos conjuntivos de animais. Outros polímeros de carboidratos agem como lubrificantes das articulações esqueléticas e participam do reconhecimento e coesão entre as células. (LEHNINGER, 2006)

Os hidratos de carbono, glicídios ou açúcares, como também são chamados os carboidratos são compostos que, em geral, apresentam fórmula empírica (CH2O)n. São poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, ou substâncias que, hidrolisadas, liberam estes compostos. Carboidratos com sabor doce, como sacarose, glicose e frutose, comuns na alimentação humana, são chamados açucares (sakcharon, em grego).

A classificação dos carboidratos é feita de acordo com o tamanho que estes assumem. São então classificados como monossacarídeos, oligossacarídeos ou polissacarídeos. Os carboidratos também podem ser encontrados em associação com outras biomoléculas, sejam elas proteínas ou lipídios, que, de uma forma geral, originam os chamados glicoconjugados.

O Reagente de Benedict (também chamado de Solução de Benedict ou Teste de Benedict), é um reagente químico de cor azulada, desenvolvido pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict, geralmente usado para detectar a presença de açúcares e açúcares redutores, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose e manose. O Reagente de Benedict consiste, basicamente, de uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino (com muitos íons OH-); e pode ser preparado através do carbonato de sódio, citrato de sódio e sulfato cúprico. Este reagente, também chamado de gayder, vendido em farmácias de manipulação, é usado geralmente no lugar da solução de Fehling para detectar excesso de açúcar na urina e dectar uma possível diabetes.

OBJETIVO

Caracterizar a presença de açúcares, mais precisamente de açúcares redutores, em material biológico.

MATERIAL E MÉTODOS

Na decorrida prática laboratorial, foi realizada uma experiência na qual se utilizaram seis tubos de ensaio e seis substâncias diferentes, enumeradas de 1 a 6, onde se adicionou 2mL de cada substância em cada tubo. As substâncias eram água destilada (1), amido (2), frutose (3), sacarose (4), glucose (5) e aspartame (6). Em seguida adicionou-se 2mL de reagente de Benedict em cada tubo e, por último levou-se ao banho-maria por dez minutos para aquecer todas as soluções a uma temperatura próxima a 100°C.

RESULTADOS

Finalizados todos os procedimentos de preparação das amostras e aquecimento em banho-maria observaram-se os seguintes resultados:

Tabela 1.0 – Comparação das colorações de cada solução antes e depois da homogeneização em banho-maria.

Tubos

Amostras

(2ml)

Reagente de Benedict

(2ml)

Após 10 min. em

banho-maria

1

H2O

Azul da mesma cor do reagente de Benedict

Azul da mesma cor do reagente de Benedict

2

Amido

Azul da mesma cor do reagente de Benedict (leitoso)

Azul da mesma cor do reagente de Benedict (leitoso)

3

Frutose

Azul da mesma cor do reagente de Benedict

Vermelho tijolo

4

Sacarose

Azul da mesma cor do reagente de Benedict

Marrom

5

Glucose

Azul da mesma cor do reagente de Benedict

Vermelho tijolo

6

Aspartame

Azul da mesma cor do reagente de Benedict

Vermelho alaranjado

Fonte: Laboratório de bioquímica – FAESF

O aparecimento de um precipitado de coloração de vermelho a marrom indica que os íons Cu2+ do reagente de Benedict foram reduzidos a Cu+, indicando presença de açúcar redutor.

DISCUSSÕES

No dia-a-dia dos laboratórios, em meio a testes e análises, algumas vezes faz-se necessário a identificação de substâncias desconhecidas pra melhores estudos. Para tanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com