TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre Petróleo

Artigos Científicos: Pesquisa Sobre Petróleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.762 Palavras (8 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

GEAD – GESTÃO DE ESTUDOS E PROJETOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM QUÍMICA – MODALIDADE EAD

Moací Santos Silva

O petróleo e seus subprodutos

Conceição do Coité – Bahia

Outubro de 2013

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

GEAD – GESTÃO DE ESTUDOS E PROJETOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM QUÍMICA – MODALIDADE EAD

Moací Santos Silva

O petróleo e seus subprodutos

Trabalho apresentado ao professor, Dr. Ednaldo C. Sousa, da Disciplina Química Orgânica I, do grupo 03, como requisito obrigatório para obtenção de nota parcial.

Conceição do Coité – Bahia

Outubro de 2013

Introdução

Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).

O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21m). Ao contrário das escavações de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros. O maior produtor e consumidor mundial são os Estados Unidos; por esta razão, necessitam importar cada vez mais.

Os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, e, por sua vez, são os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da América, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá, Cazaquistão, China e Emirados Árabes Unidos são considerados os maiores produtores mundiais.

No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros; contudo, o poço jorrou somente água sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto o óleo de Lobato na Bahia.

A Petrobras foi criada, em 1954, com o objetivo de monopolizar a exploração do petróleo no Brasil. A partir daí muitos poços foram perfurados. Atualmente, a Petrobras está entre as maiores empresas petrolífera do mundo.

O petróleo é uma das principais commodities minerais produzidas pelo Brasil.

Derivados do petróleo

O petróleo bruto contém centenas de diferentes tipos de hidrocarbonetos misturados e, para separá-los, é necessário refinar o petróleo.

As cadeias de hidrocarbonetos de diferentes tamanhos têm pontos de ebulição que vão aumentando progressivamente, o que possibilita separá-las através do processo de destilação. É isso o que acontece em uma refinaria de petróleo. Na etapa inicial do refino, o petróleo bruto é aquecido e as diferentes cadeias são separadas de acordo com suas temperaturas de evaporação. Cada comprimento de cadeia diferente tem uma propriedade diferente que a torna útil de uma maneira específica.

Gás de petróleo

Usado para aquecer, cozinhar, fabricar plásticos.

• Alcanos com cadeias curtas (de 1 a 4 átomos de carbono).

• Normalmente conhecidos pelos nomes de metano, etano, propano, butano.

• Faixa de ebulição: menos de 40°C.

• São liquefeitos sob pressão para criar o GLP (gás liquefeito de petróleo).

Formado por hidrocarbonetos (propano e butano), o gás de petróleo liquefeito (GPL), também denominado gás liquefeito de petróleo (GLP), é um produto obtido durante o processamento do petróleo ou do gás natural, portanto ele é um combustível não renovável.

As refinarias são responsáveis pela fabricação dos subprodutos do petróleo, que pode originar o diesel, a gasolina, o gás de petróleo liquefeito, etc. A produção de GPL ocorre em menor escala se comparada com os outros produtos, no entanto, essa substância pode ser obtida por meio do refino de outros combustíveis de origem fóssil, ou seja, o subproduto da gasolina, por exemplo, pode originar o GPL.

Após processado, o gás de petróleo liquefeito é muito utilizado no aquecimento residencial e industrial, na produção de polímeros e borrachas, gás de cozinha, isqueiro, além de ser empregado como combustível em automóveis. Por ser um combustível altamente inflamável, o GPL deve ser armazenado em botijões ou cilindros adequados.

Esse combustível se popularizou rapidamente, pois ele é muito útil nas residências e apresenta preços relativamente baixos. Outra aplicação muito rentável do GPL é nos automóveis, pois ele possui valor bem inferior se comparado à gasolina e ao etanol.

Além das vantagens econômicas, esse combustível emite menos gases poluentes na atmosfera se comparado aos outros combustíveis de origem fóssil (gasolina, diesel): 50% menos de monóxido de carbono, 40% de hidrocarbonetos, 35% menos de óxido de nitrogênio. Porém, a conversão segura para a utilização do propano como combustível é complexa, apresentando um valor relativamente elevado.

Nafta

Intermediário que irá passar por mais processamento para produzir gasolina.

• Mistura de alcanos de 5 a 9 átomos de carbono

• Faixa de ebulição: de 60 a 100°C

A nafta (do árabe, naft) é um derivado de petróleo utilizado principalmente como matéria-prima da indústria petroquímica (“nafta petroquímica” ou “nafta não energética”) na produção de eteno e propeno, além de outras frações líquidas, como benzeno, tolueno e xilenos. A nafta energética é utilizada para geração de gás de síntese através de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com