TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa científica

Tese: Pesquisa científica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Tese  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade I

-A pesquisa científica.

De um modo geral, a pesquisa é perceber um problema teórico ou prático a ser resolvido, formular hipóteses, testá-las e tirar conclusões.

Portanto, o pesquisador é alguém que, identificando um problema em seu meio, pensa que a situação poderia ser melhor compreendida ou resolvida, se fossem encontradas explicações ou soluções para ela.

Objetivos:Resolver problemas específicos, Gerar novas teorias, Avaliar ou testar as teorias já existentes.

- O processo de uma pesquisa.

Seleção do assunto, tema ou área. Elaboração das justificativas de pesquisa. Formulação, determinação ou constatação de um problema de pesquisa. Definição dos objetivos da pesquisa. Reunião e seleção da bibliografia. Elaboração da fundamentação teórica.

Elaboração das justificativas de pesquisa. Formulação, determinação ou constatação de um problema de pesquisa. Definição dos objetivos da pesquisa. Reunião e seleção da bibliografia. Elaboração da fundamentação teórica.

Elaboração das conclusões e/ou considerações. Elaboração do relatório de pesquisa. Apresentação da pesquisa.

- A definição da pesquisa.

---

O problema é definido a priori pelo pesquisador, com pouco ou nenhum contato com a realidade na qual ele se apresenta. O problema é determinado pelo pesquisador em conjunto com as pessoas envolvidas no estudo em diferentes níveis de participação. O problema é definido a priori pelo pesquisador, com pouco ou nenhum contato com a realidade na qual ele se apresenta. O problema é determinado pelo pesquisador em conjunto com as pessoas envolvidas no estudo em diferentes níveis de participação.

Erros típicos na fundamentação teórica

- indicação do nome completo do autor (informa-se somente sobrenome);

- indicação de sobrenomes compostos de forma simples, especialmente nos casos de sobrenomes de família (Filho, Neto, etc.);

- inversão da ordem autor, ano e página;

- indicação do site consultado no corpo do texto (no texto, identifica-se autor ou primeira palavra do título; o site só é informado no final, na lista de referências, como se fosse a editora do texto);

- inversão dos “apud”;

- uso equivocado de letras maiúsculas ou minúsculas no sobrenome do autor (usam-se maiúsculas quando for colocado como complemento, entre parênteses; minúsculas, quando faz parte da frase);

- uso de aspas em citações longas (reentrância);

- uso de expressões de ligação e apresentação (Souza afirma que) no corpo da reentrância (faz-se reentrância somente da parte copiada fielmente; a expressão de ligação e apresentação é colocada em parágrafo normal);

- não identificação de número de página em citações indiretas (paráfrase) – embora facultativa, recomenda-se sempre identificar a página para evitar problemas posteriores;

- uso de um único autor em determinado item e, pior ainda, durante várias páginas consecutivas.

A Pesquisa Qualitativa, que parte do princípio de que há uma relação dinâmica entre a realidade e o sujeito, uma interdependência entre o sujeito e o objeto de investigação.

A Pesquisa Experimental, que parte da análise de um fenômeno delimitado, sobre o qual se formulam hipóteses e submete o fenômeno à experimentação em condições de controle.

Os estudos descritivos procuram especificar as propriedades, as características e os perfis importantes de pessoas, grupos, comunidades ou qualquer outro fenômeno que se submeta à análise.

As pesquisas explicativas pretendem estabelecer as causas dos acontecimentos, fatos ou fenômenos estudos, visam a responder as causas dos acontecimentos, fatos, fenômenos físicos ou sociais.

Portanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com