TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa ácido uksusnoy strukturı

Seminário: Pesquisa ácido uksusnoy strukturı. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Seminário  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

Química

- Pesquisar estrutura do ácido acético

O ácido acético é um líquido incolor de cheiro irritante e penetrante e sabor azedo, que é quimicamente denominado de ácido etanoico e sua fórmula estrutural está demonstrada a seguir:

Veja que ele é um composto que pertence ao grupo orgânico dos ácidos carboxílicos.

Ele é o principal constituinte do vinagre, que é uma solução aquosa de 4 a 10% em massa de ácido acético. Ele foi obtido pela primeira vez por meio do etanol do vinho, que se oxida com o oxigênio presente no ar. Daí a origem do seu nome, pois vinho azedo vem do latim acetum que significa “vinagre”.

O uso desse composto é muito antigo, inclusive, as legiões romanas que conquistaram grande parte do mundo, conhecidas no século III a.C., marchavam longas distâncias e levavam consigo um frasco contendo vinho azedo diluído. Essa mistura de ácido acético estimulava a salivação dos soldados e diminuía a sensação de sede.

Hoje em dia, a indústria costuma usar o mesmo princípio, isto é, a oxidação do etanol (álcool etílico), para se produzir esse ácido:

H3C ─ CH2 ─ OH + O2 (ar) → H3C ─ COOH + H2O

Etanol oxigênio ácido acético ou etanoico água

No caso do vinagre, essa oxidação mostrada na reação química acima é obtida por meio de fermentação, com o auxílio do fungo Mycoderma aceti (chamado mãe do vinagre) e da enzima alcooloxidase. Podem-se usar também bactérias do gênero Acetobacter e Clostridium acetobtylicum. Porém, outro meio é o uso de um catalisador como o pentóxido de divanádio (V2O5).

Pode-se também produzir o ácido acético por meio da oxidação do metanol, pela destilação da madeira e a partir de derivados do petróleo.

Além de ser usado como tempero na alimentação, o acido acético também é usado na produção de acetato de vinila (para se fazer o polímero PVA), de anidrido acético e cloreto de acetila (usados em sínteses orgânicas), de ésteres (solventes, perfumes, essências, entre outros), de acetato de celulose (fibras têxteis), de acetatos inorgânicos etc.

Quando está na sua forma pura é chamado de ácido acético glacial, pois se solidifica a temperatura de 16,7ºC, ficando com o aspecto de gelo.

Por Jennifer Fogaça

Graduada em Química

http://www.brasilescola.com/quimica/Acido-acetico.htm

-Pesquisar sobre estrutura do hidróxido de magnésio

O hidróxido de magnésio é uma base fraca, cuja fórmula química é Mg(OH)2, sólido em condições ambientes, de cor branca, pouco solúvel em água. Pode ser obtido por meio da reação de sulfato de magnésio com solução aquosa dehidróxido de sódio, ou, ainda, pela reação de sais de magnésio com hidróxido de potássio ou de amônio.

Entre as principais aplicações do hidróxido de magnésio, podemos citar o refino do açúcar, a produção industrial de papel e celulose e o processamento de urânio. Na indústria do plástico e da espuma, o hidróxido de magnésio atua como agente retardante de chama, tendo a função de minimizar a possibilidade de combustão e o alastramento da chama em materiais plásticos. O hidróxido de magnésio pode, ainda, ser utilizado como agente precipitante notratamento de efluentes removendo íons de metais pesados.

Disperso em água, a uma concentração próxima de 7%, o hidróxido de magnésio forma uma suspensão muito conhecidacomo leite de magnésia. Por ser alcalino, o leite de magnésia é utilizado como antiácido, neutralizando o excesso de acidez estomacal. Essa suspensão também possui propriedades laxativas: reagindo com o ácido clorídrico (HCl) presente no suco gástrico, é produzido, além da água, o cloreto de magnésio (MgCl2), substância deliquescente (capaz de absorver água), o que lubrifica as parede intestinais e elimina a prisão de ventre.

Além dos antiácidos e laxantes, o leite de magnésia também é comumente usado com redutor da oleosidade da pele, devido à sua adstringência. Os odores desagradáveis da transpiração, provocados pela presença de alguns ácidos carboxílicos no suor, podem ser eliminados utilizando-se o leite de magnésia, por meio de uma reação de neutralização. É frequente, ainda, o uso do leite de magnésia na produção do primer, um tipo especial de tinta para preparo de superfícies.

Essa base pode ser encontrada naturalmente sob a forma do mineral brucita, que recebeu este nome em homenagem ao mineralogista estadunidense Archibald Bruce. A brucita é muito empregada industrialmente na produção do magnésio metálico e da magnésia.

Referências

http://www.mspc.eng.br/quim2/cpin130.shtml#mgoh2

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_magn%C3%A9sio

http://www.pdamed.com.br/diciomed/pdamed_0001_09226.php

Por Mayara Lopes Cardoso

- Pesquisar sobre estrutura do hidróxido de amônia

Por Mayara Lopes Cardoso

O hidróxido de amônio é uma base fraca representada pela fórmula química NH4OH, único composto desse grupo que não possui metal em sua composição. Essa substância é um produto da ionização da amônia e, por isso, existe somente em solução aquosa (base solúvel), como na reação:

O hidróxido de amônio é um composto altamente volátil, incolor, de cheiro amargo e fortemente penetrante, se decompõe a temperaturas a partir de 450°C e libera os gases hidrogênio e nitrogênio, tóxico, corrosivo, sensível ao calor e incompatível com vários tipos de substâncias como, por exemplo, ácidos, oxidantes fortes, peróxidos, acroleína,aldeído acético, hidrazina, ferrocianeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com