TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ph Salivar

Casos: Ph Salivar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 6

Na aula prática foram coletadas a saliva de cada integrante do grupo antes e depois da ingestão dos alimentos: refrigerante, leite, iogurte e limão, para ser medido seu PH. As medidas do PH salivar foram feitas antes da ingestão, logo após a ingestão, 20 minutos após a ingestão e 40 minutos após a ingestão. O objetivo era fazer a comparação dos mesmos e avaliar a eficácia do sistema tampão no nosso organismo.

PALAVRAS-CHAVE: Saliva, ph, tamponamento, propensão á caries.

ABSTRACT

In this practical session saliva were collected from each member of the group before and after ingestion of foods: soda, milk, yogurt and lemon, to be measured its PH. The salivary pH measurements were made before intake after intake 20 minutes after ingestion, and 40 minutes after ingestion. The goal was to make their comparison and evaluate the effectiveness of the buffer system in our body.

KEYWORDS: Saliva ph buffering, prone to tooth decay.

INTRODUÇÃO

A saliva é um líquido claro, viscoso, alcalino (pH entre 6 e 7), que contém em sua composição: 95% de água, 3% de substâncias orgânicas e 2% de sais minerais, e são produzidas principalmente pelas glândulas salivares e pelas glândulas bucais menores, que possuem uma função dupla: participação no processo de digestão e facilitação da deglutição dos alimentos. Além disso, também apresenta dois tipos de secreção protéica: uma secreção serosa e rica em ptialina, que contribui para digestão do amido; outra secreção mucosa, que contém mucina, elemento lubrificante que facilita a mastigação e a passagem do bolo alimentar pelo esôfago através da deglutição.

A cada minuto se secreta uns 0,5 ml de saliva, exceto durante o sono, quando a secreção é escassa. A saliva desempenha um papel importante na manutenção dos tecidos bucais, uma vez que exerce um efeito de limpeza arrastando substâncias alimentares e microorganismos patogênicos que se não fossem removidos, contribuiriam com o surgimento de cáries dentais, infecções e deterioração dos tecidos. Além disso, ela também possui enzimas proteolíticas e anticorpos protéicos que destroem as bactérias bucais. A saliva, por sua vez, com o seu teor alcalino, atua quimicamente neutralizando os ácidos bucais, exercendo, portanto, uma função de proteção dos dentes contra a cárie dentária. Outra função importante da saliva é o tamponamento dos ácidos produzidos, por meio de diversos sistemas tampões.

O sistema tampão mais importante na saliva estimulada, é o ácido carbônico/bicarbonato.

"A manutenção ideal do ph é conseguida pelos seres vivos graças á existência do sistema tampão". (Marzarro,2007, Torres, 2007, p.3).

MATERIAIS E MÉTODOS

Realizamos um experimento na Universidade Feevale, onde medimos o ph salivar, utilizamos algumas substâncias que modificaram a consistência da saliva, ou ser ingerida, que de certo modo fou encontrado diferentes valores de ph.

Nesta aula prática os materiais utilizados foram quatro copos de becker e tiras indicadoras de PH. Primeiramente cada integrante do grupo fez a medição do PH da sua saliva. Em cada copo de becker foram colocados um dos igredientes: leite, refrigerante, iogurte e suco de limão. Foram medidos o de cada um deles, e em seguida, cada integrante do grupo tomou quatro goles de um dos ingredientes. Foram feitas as seguintes medições do PH salivar de cada participante: imediatamente após a ingestão; após 20 minutos da ingestão e após 40 minutos da ingestão, e então, os resultados foram analisados.

RESULTADOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com