TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pilula Anticoncepcional

Casos: Pilula Anticoncepcional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Ciências: Pílula anticoncepcional

Alunos: Pablo Freitas Gomez Turma: 7a serie A

Professor: Rodrigo Rickes Azevedo

Pelotas, Outubro de 2014

Os métodos anticoncepcionais

Existem vários métodos anticoncepcionais que são adotados para a intervenção e prevenção de uma gravidez. Estes são classificados em:

- Métodos temporários: pílula, espermicida, diafragma e DIU.

- Métodos Cirúrgicos: vasectomia e laqueadura.

- Métodos naturais: tabelinha, curva térmica, coito interrompido e a camisinha. De todos esses métodos vamos nos concentrar no uso da pílula anticoncepcional.

A pílula anticoncepcional comum

Antes descreveremos brevemente quais são as fases necessárias para que ocorra uma gravidez.

- Ovulação: caraterizada pela saída do ovulo já maduro do ovário, por volta do 14o dia apos o inicio da menstruação.

- Fecundação: fusão do ovulo com o espermatozoide.

- Nidação: é a fixação do embrião na parede uterina.

O uso da pílula é um método anticoncepcional feminino que age impedindo a conclusão da fase da ovulação.

Como funciona a pílula anticoncepcional?

Sob condições normais, o ciclo menstrual de uma mulher geralmente dura 28 dias. A primeira fase do ciclo começa quando a glândula pituitária secreta um hormônio folículo-estimulante que provoca o crescimento dos folículos ovarianos. Estimulados, esses folículos liberam estrogênio, que dispara uma nova série de secreções hormonais. O folículo ovariano dominante então se transforma em um óvulo. O óvulo deixa o ovário em direção às trompas de Falópio, onde pode ser fertilizado por um espermatozoide. Em seguida, o óvulo fertilizado segue para o útero e se estabelece no endométrio. Neste momento, os hormônios estrogênio e progesterona preparam o útero para o desenvolvimento do óvulo.

A pílula anticoncepcional é projetada para interromper este processo. Ela contém os hormônios progestina e estrogênio, que reduzem a liberação dos hormônios folículo- estimulantes e luteinizantes. Como resultado, os folículos ovarianos são impedidos de crescer, evitando que o óvulo se desenvolva e deixe o ovário. Basicamente, os hormônios sintéticos da pílula "convencem" o ovário de que o óvulo já foi liberado. No entanto, o útero ainda forma o endométrio. A pílula anticoncepcional também espessa o muco vaginal, dificultando a chegada dos espermatozoides às trompas de Falópio

Existem três tipos de pílulas:

- Pílula monofásica: A pílula monofásica possui em sua formula estrogênio e progesterona com a mesma dosagem. A utilização deve ter inicio entre o primeiro e o quinto dia da menstruação e termina quando a cartela acabar. Depois é necessário parar por 7 dias.

- Minipílula: ou pílula sem estrogênio possui em sua base somente progesterona. Indicada para mulheres que estão amamentando e não querem engravidar. A pílula deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com