TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de estrutura de rede

Seminário: Planejamento de estrutura de rede. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Seminário  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

O planejamento de uma estrutura de redes abrange um assunto importante, pois ele permite que o número de redes e hosts que formam a internet se comunique entre si.

No IPV4 (IPv4 significa Protocol version 4, ou versão 4 de protocolos) os endereços IP são formados por um octeto, ou seja, 4 blocos de 8 bits, um total de 32 bits, que são representados através de números de 0 a 255. Ex.ª: 225.153.25.45. Dessa forma, a divisão dos endereços em octetos e o uso de números decimas são utilizados para melhor entendimento facilitando a configuração para nós humanos. Os endereços são transformados em binários quando processados.

Os endereços IP incluem duas informações: no qual os primeiros 3 blocos representam o endereço da rede (por isso a repetição) e o ultimo bloco representa o endereço do host ou seja cada micro que faz parte da rede.

Ex.: 198.165.5.1

Rede Host

A definição de uma classe de endereços da outra é o valor do primeiro octeto. Sendo assim:

Classe A : 1 ao 126

Classe B: 128 ao 191

Classe C: 192 a 223

A vantagem que a pode ser usado a classe C, pois possui um número significativo de micros, mas não sendo necessário usar outra classe, a vantagem de usar a classe C é você só precisa se preocupar em configurar apenas o último octeto do endereço(octeto de cada micro e a máscara sempre vai ser a 255.255.255.0

Planos Futuros de Endereçamento

Seguindo a necessidade mundial por mais endereços de na internet, estaremos implementando, futuramente o protocolo IPV6, para além de seguir essa tendência de troca de protocolo, também para estarmos atualizado com essa nova tecnologia que já está sendo implementada, visando a substituição do protocolo IPV4.

Esse novo protocolo, teve seu desenvolvimento para ser a alternativa para substituição do IPV4, pois a disponibilidade de endereço do mesmo acabou. E além disso, ele vem com novidades e correções, visando melhorar a eficiência de endereçamento de endereços.

O Sistema de endereçamento dessa futura implementação, será o unicast, assim cada dispositivo ingressado na rede, terá seu endereço. Então as faixas de endereços ou IP, serão, configurados automaticamente, pois, com esse protocolo, irá permitir essa comodidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com