TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Artigo: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  2.155 Palavras (9 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 9

¬UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL –UFFS

CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS- LICENCIATURA – CAMPUS REALEZA

ACADÊMICOS: GELSON ADAN, JOSÉ ADRIANO RIBEIRO E RAQUEL DE

OLIVEIRA DE JESUS

PLANO DE AULA

1. Identificação da Aula.

Abordaremos conceitos da área de ciências partindo-se de experimentos na forma de oficinas, aprofundando os conceitos relacionados à visão, formação de imagem, formação das cores e os defeitos da visão (óptica geométrica).

2. Objetivo Geral

Compreender como funciona a visão humana e sua relação com as cores.

2.1. Objetivos Específicos

● Discutir sobre o tema a partir de vídeos e objetos utilizados pela óptica, enfatizando os conceitos de visão, luz, cor, etc.

● Explicar como funciona o olho humano a partir de material didático desenvolvido pelos integrantes do grupo ( modelo de olho).

● Construir em conjunto com os alunos uma máquina fotográfica caseira

● Compreender como a imagem se forma na retina do olho.

● Entender o porque dos defeitos da visão, como: Miopia, hipermetropia, astigmatismo e daltonismo.

3. Recursos didáticos

Para esta aula serão utilizados vídeos, projetor de imagem e materiais didáticos alternativos que serão preparados para uma série de experimentos.

4. Tempo estimado para a aula

A oficina será realizada em duas tardes, com 3 horas/aulas.

5. Conhecimentos

5.1 Conteúdos

● O olho humano e os defeitos da visão (miopia, hipermetropia, astigmatismo e daltonismo).

● Formação das cores ( cores primárias e secundárias).

● Reflexão, absorção, refração.

● Instrumentos ópticos de observação (olho, lupa, microscópio, telescópio).

● Formação de imagens.

6. Contextualizações da aula

Estas aulas fazem parte de uma oficina, a qual será aplicada por um grupo de acadêmicos da sexta fase do curso de Ciências Naturais – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.

A oficina acontecerá no assentamento Conquista da Fronteira no Município de Dionísio Cerqueira SC.

O público alvo dessa oficina serão alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

7. Estratégia didática

Iniciaremos esta aula sondando junto aos alunos o que sabem sobre o funcionamento da visão e que instrumentos óticos conhecem. Logo em seguida mostraremos através de vídeos, (anexo1), imagens (anexo 2) e maquetes como realmente é o funcionamento do olho humano.

Num segundo momento trabalharemos as três etapas da visão: Estimulo causado pela luz, a recepção pelo olho humano (formação da imagem) e a sensação de visão. Para exemplificar utilizaremos algumas demonstrações com lâmpadas fluorescentes as quais estarão refletindo as cores primárias e secundárias.

Num terceiro momento discutiremos a respeito dos defeitos da visão, tais como miopia, hipermetropia, astigmatismo, daltonismo e como corrigi-los. Para tanto utilizaremos alguns instrumentos óticos como exemplo (lentes, óculos, lupas).

Num quarto momento abordaremos, por meio de imagens e maquetes do olho, como a imagem se forma na retina do olho, logo em seguida instigaremos os alunos para a construção de uma máquina fotográfica de lata, bem como a revelação de imagens capturadas com esse instrumento desenvolvido na oficina.

Após a realização da atividade, será proposta uma avaliação, para os alunos, a qual conterá questões objetivas de múltipla escolha, com objetivo de analisar de forma quantitativa a compreensão dos conceitos trabalhados ( anexo 3).

Os três primeiros momentos acontecerão no primeiro dia da oficina. O quarto momento no segundo dia, devido ao tempo necessário para a realização da atividade bem como discussão posterior da mesma.

8. Notas de Aula

8.1 o olho humano e os defeitos da visão (miopia, hipermetropia, astigmatismo e daltonismo).

A capacidade do olho humano de formar imagens dos objetos e responder diferentemente às cores que compõe o espectro da luz visível permite classificá-lo como um sistema óptico através do qual temos a sensação da visão. O olho é opticamente equivalente a uma máquina fotográfica comum, sendo constituído basicamente por um sistema de lentes, um sistema de diafragma variável e uma retina que corresponde a um filme a cores.

O olho reconhece as cores por meio dos cones, (célula) que são classificados em três tipos: o primeiro é sensível a luz de comprimentos de onda longos (cor amarelada), o segundo tipo é sensível ao comprimento de luz médio (cor verde), e o terceiro é sensível ao comprimento de onde mais curto (cor azulada). A partir desses três tipos de cones o cérebro percebe todas as cores possíveis, através do processo oponente da visão de cores.

Os bastonetes são responsáveis por detectar os níveis de luminosidade, sendo os responsáveis pela visão noturna, apresentam forma alongada e cilíndrica (bastão), estão concentrados na parte externa da retina.

Um desenho do olho pode ser visto na figura a seguir:

O olho humano é formado principalmente pela córnea, uma camada curva, clara e transparente, responsável por dois terços da focalização da luz na retina. Os raios luminosos incidentes na superfície externa da córnea são refratados( mudam de velocidade e direção) devido a sua curvatura e a diferença entre seu índice de refração e o do ar.

Entre a córnea e o cristalino existe um fluído claro, praticamente incolor, chamado humor aquoso, constituído por 98% de água e 2% de sais dissolvidos, predominantemente cloreto de sódio, que preenche

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com