TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Trabalho Universitário: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 4

SEMINÁRIO ANTIBIOTICOTERAPIA

ALUNO: MARCOS VINÍCIUS RIBEIRO NASCIMENTO

PROFESSORA: CRISTINA GAMA PEREIRA LUCENA

ARACAJU – 12/02/2014

QUESTÕES – SEMINÁRIO DE ANTIBIOTICOTERAPIA - 12-02-2014

1 – ANTIBIOTICOPROFILAXIA EM CIRURGIA

OBJETIVO: Tem o objetivo de otimizar a prevenção de infecções relacionadas à cirurgia, com

ênfase no momento de início e duração do antibiotico, além da escolha dos agentes que tenham melhores resultados descritos na literatura médica atual.

Diminuir a quantidade de patógenos viáveis na ferida cirúrgica. Exclui de sua abrangência qualquer tratamento de infecção pré-existente ou intercorrente.

INDICAÇÕES:

A utilização de antibióticos profiláticos nas cirurgias limpas ou potencialmente contaminadas não diminui a taxa de infecção da ferida cirúrgica.

Os critérios da indicações de antibióticos profiláticos são os seguintes:

1. Cirurgias limpas e potencialmente contaminada em que o risco de infecção da ferida cirúrgica é de 5% e 10% respectivamente não há indicação do uso de antibióticos profiláticos, exceto nas seguintes situações:

• Paciente acima de 70 anos

• Desnutridos

• Imunodeprimidos

• Urgência

• Implante de prótese

• Esplenectomia (hipertensão porta)

• Pacientes portadores de doença reumática, diabetes descompensado, obesidade mórbida, hérnia multirecidivadas, radioterapia prévia uremia, hepatopatia, pneumopatias

• Hernioplastia incisional

2. uso de antimicrobiano ficaria reservado para as cirurgias contaminadas ou sujas, cujo risco de infecção é de 20 e 40%, repectivamente. Contudo, não indicamos uso de antibiótico em cirurgia proctológicas orificiais e em pacientes clinicamente estáveis submetidos a drenagens de abcessos, únicos, bem definidos, mesmo de localização intraperitoneal.

3. Outra exceção é a cirurgia eletiva conservadora do estômago em pacientes com úlcera duodenal; pois a hiperácidez gástrica diminui de maneira significativa a densidade bacteriana.

4. Nas cirurgias infectadas o esquema de antimicrobiano é terapêutico e não profilático.

ANTIBIÓTICOS MAIS UTILIZADOS

Cefalotina, cefazolina, amoxicilina/clavulanato, clindamicina, gentamicina, metronidazol, cefoxitina, ciprofloxacino, vancomicina.

TEMPO DE USO: -Na maioria das cirurgias uma única dose na indução anestésica é suficiente. Em

cirurgias longas, a cada 2 horas repetir a dose do ATM, quando a meia vida (T ½) for

< 1 hora (cefalotina, cefoxitina, p.ex.) ou a cada 4 horas se a T ½ > 1h (cefazolina,

cefuroxima, p.ex.);

EFEITOS ADVERSOS

• anafilaxia,

• seleção/indução de cepas resistentes,

• colite pseudomembranosa

2 – DEFINIÇÃO

CIRURGIA LIMPA: São aquelas realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório local ou falhas técnicas grosseiras, cirurgias eletivas e traumáticas com cicatrização de primeira intenção e sem drenagem. Cirurgias em que não ocorrem penetrações nos tratos digestivo, respiratório ou urinário.

CIRURGIA LIMPA CONTAMINADA: São aquelas realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana pouco numerosa ou em tecidos de difícil descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório e com falhas técnicas discretas no transoperatório. Cirurgias limpas com drenagem, se enquadram nesta categoria. Ocorre penetração nos tratos digestivo, respiratório ou urinário sem contaminação significativa.

CIRURGIA CONTAMINADA: São aquelas realizadas em tecidos traumatizados recentemente e abertos, colonizados por flora bacteriana abundante, cuja descontaminação seja difícil ou impossível, bem como todas aquelas em que tenham ocorrida falhas técnicas grosseiras, na ausência de supuração local. Presença de inflamação aguda na incisão e cicatrização de segunda intenção, grande contaminação a partir do tubo digestivo. Obstrução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com