TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula Ciclo Da Água

Ensaios: Plano De Aula Ciclo Da Água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  2.072 Visualizações

Página 1 de 5

Plano de Aula

Disciplina: Ciências Naturais

Aula para: ( X ) Ensino Fundamental 4º ano

1..Objetivos: No final dessa aula o aluno deverá ser capaz de...

Saber: Observar e conhecer o funcionamento da natureza, assim como reproduzir o meio ambiente vegetal para checar o ciclo completo da água.

Sentir: Compreender a importância da preservação da água, como recurso natural, adotando uma postura consciente no consumo da água.

Fazer: Desenvolver atitudes de respeito para com o meio ambiente e, em especial, o uso correto e preservação da água.

2. Material Necessário:

Solicitar previamente que os alunos levem os materiais para a execução dessa atividade, dividindo-os em grupos de no máximo quatro alunos: vidro de boca larga, pedrinhas para aquário, carvão vegetal, terra adubada, mudas de plantas diferentes, elástico, plástico grosso e transparente para cobrir o vidro, água filtrada. Além disso, providenciar folhas de papel sulfite para anotações e o Vídeo sobre o Ciclo da água para exibir aos alunos.

3. Etapas da Aula

A. Captação: 10 minutos

Esse é o momento de mostrar às crianças a importância do tema, para tanto, organizar os alunos sentados em um círculo e chamar a atenção dos mesmos sobre a importância da água, procurando despertar o seu interesse para o conhecimento de como funciona o ciclo da água na natureza.

B. Explicação: 20 minutos

A água é um recurso natural e seu uso descontrolado está se tornando alvo de muitas discussões: trata-se ou não um recurso inesgotável, quais as formas de tratamento deste bem, etc. Portanto, é de suma importância abordar este assunto de forma consciente e crítica, tentando incutir uma mudança de postura no consumo por parte dos alunos. A água passa por vários estados, aparecendo na forma líquida, sólida ou gasosa. Quando estudamos como esses fenômenos ocorrem na natureza, falamos em ciclo da água. A quantidade de água dos lagos, rios e mares, e nos seres vivos, é muito grande. Com o calor produzido pelo sol, ela passa por um processo chamado evaporação. Nesse fenômeno, as partículas que formam a água se apresentam bem afastadas, permitindo com que ela seja levada para o céu, na forma gasosa. Os ventos, o calor e a pouca umidade fazem com que a evaporação ocorra mais rapidamente. Depois, essa água forma nuvens que, quando ficam bem cheias de água, se precipitam, ou seja: se transformam em chuva, lançando água no estado líquido. Parte da água que cai no solo penetra essa camada, formando os lençóis subterrâneos, ou freáticos. Outra parte é encaminhada para rios, lagos, represas e mares. Com a presença do sol e/ou aumento do calor, a água que voltou ao solo é novamente evaporada.

C. Atividades dos Alunos: 50 minutos

1. Exibir o vídeo sobre o ciclo da água.

2. Em seguida, conversar sobre a importância da água para a vida, podendo-se averiguar isso em diferentes formas de vida e chamar a atenção dos educandos para o uso correto deste recurso, destacando o ciclo da água na natureza..

3. Formar grupos de quatro alunos para montar um terrário, onde diariamente os alunos poderão observar o ciclo da água.

4. Escrever na lousa um roteiro, com as instruções de construção desse ecossistema em miniatura. É importante que todos os passos sejam seguidos de maneira correta, para que o experimento apresente o resultado esperado.

Terrário para Observar o “Ciclo da Água”

Material:

- 1 vidro de boca larga

- 1 xícara de pedrinhas para aquário

- 1 xícara de carvão vegetal

- 3 a 4 xícaras de terra adubada

- 2 ou 3 mudas de plantas diferentes

- Elástico

- Pedaço de plástico grosso e transparente para cobrir o vidro

- 1 xícara de água filtrada

Procedimento:

- Dentro do vidro, colocar primeiro as pedrinha, depois o carvão e, por último, a terra adubada.

- Fazer dois pequenos buracos e colocar neles as mudas.

- Molhar a terra com a água, cuidando para não ficar muito encharcada.

- Cobrir o vidro com o plástico e prendê-lo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com