TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula De Matemática

Exames: Plano De Aula De Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA:

1 - Identificação:

a) Estagiários:

b) Escola: ---------------

c) Disciplina: Matemática

d) Turma: 2 ano

e) Sala: 5

f) Professor regente: -------------

g) Horário da aula: 7:00 as 11:00

2-Conteúdo:

Sistemas de numeração e Operações no Sistema de Numeração Decimal

3-Objetivos:

• Sistematizar formas de registro de quantidades.

• Estimular a percepção e a atenção dos alunos na contagem e identificação dos algarismos que expressam quantidade.

• Desenvolver noções de organização do Sistema de Numeração Decimal.

• Calcular operações de adição e subtração, bem como resolver situações problemas que envolvam essas operações.

4-Síntese do assunto:

Partindo do pressuposto de que é função do professor recriar, inovar oferecer subsídios consistentes para que aprendizagem aconteça de forma significativa, é de suma importância que sua pratica seja enriquecida com métodos atrativos que levem o aluno a indagar , questionar e investigar constantemente e não apenas memorizar e realizar atividades mecânicas , copiando e resolvendo questões sem significa-las relacionando com sua realidade.

Analisamos que o uso de recurso didático concreto, manipulativo ,e melhor ,construído pelo próprio sujeito, como o ábaco e o material dourado que a instituição estagiada não fazia o uso , o aluno participa espontaneamente com prazer e entusiasmo, relevando que a mesma peça pode ter valores distintos dependendo de sua posição. Desse modo, trabalhar conceitos matemáticos de uma forma diferenciada eleva o desenvolvimento da capacidade de compreensão do alunado, favorecendo a criação de um lócus de ensino harmonioso, saudável,e participativo.

5-Desenvolvimento da aula

Dando inicio a aula , pedimos aos alunos para formarem equipes de 05 participantes , e organizassem as mesas e cadeiras em forma de circulo , para que pudéssemos explicar o conteúdo para todos coletivamente em uma mesa central e após passar em cada grupo, para sanar as duvidas individuais.Vale ressaltar que cada equipe portava um ábaco e um material dourado, confeccionado por eles.Na sequencia começamos explicar o valor posicional das pecas do ábaco , unidade, dezena , centena e unidade de milhar, realizamos operações de subtração e adição . Desenvolvemos varias vezes esse procediemnto ate que todos compreendiam o conceito. Sendo assim para sistematização do conhecimento adquirido abstratamente , registramos no quadro as operações realizadas.Logo após iniciamos o jogo do Nunca Dez, indicado pelo professor da disciplina de metodologia da matemática da presente Uta.Porem adaptamos, considerando as peculiaridades da turma estagiada. Dividimos os alunos em 02 grandes equipes, por sugestão dos mesmos , foram organizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com