TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Contas

Artigos Científicos: Plano De Contas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 5

2.1 PLANO DE CONTAS 5

2.1.1 PLANO DE CONTAS BÁSICO 7

3. CONCLUSÃO 11

4. REFERÊNCIAS 12

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho vem contribuir para enriquecer o conhecimento interdisciplinar na área de Gestão de Documentos apresentando os saberes no tema Plano de Contas.

O plano de contas consiste em um conjunto de títulos, apresentados de forma coordenada e sistematizada, previamente definidos, nele traduzida a estrutura das contas a serem utilizadas de maneira uniforme para representar o estado patrimonial da entidade, e de suas variações, em um determinado período”. (Resolução CFC 1.161/09 – que Aprova o Manual de Contabilidade do Sistema CFC/CRCs, e dá outras providências).

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 PLANO DE CONTAS

O Plano de Contas é uma matriz operativa em que são fixadas as regras que devem ser cumpridas durante o processo de escrituração contábil, proporcionando perfeita harmonia entre as características gerais da empresa e o produto esperado pelos usuários das informações contábeis, assegurando assim padronização de procedimentos e racionalização na execução dos serviços.

"O Plano de Contas é o agrupamento de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa". (IUDÍCIBUS, MARION, 2000, p.239).

Os fatos contábeis são registrados em contas que os caracterizam, portanto um elenco de contas é fundamental. O plano de contas deve ser customizado para a empresa, a fim de estar adequado para as necessidades dela; devem constar as contas que serão utilizadas no momento e que posteriormente serão necessárias em decorrências das operações que a empresa desenvolve ou venha desenvolver.

"Na prática, o plano de contas é enumerado ou codificado e forma racional, o que facilita a contabilização por meio de processos mecânicos ou processos eletrônicos". (IUDÍCIBUS, MARION, 2000, p.240).

Com base no acima compilado, pode-se resumir que um Plano de Contas deve possuir as seguintes características e orientações:

I.é uma matriz destinada a orientar a execução de serviços contábeis visando à padronização de procedimentos e à racionalização de tarefas;

II.estabelece previamente a conduta a ser adotada na escrituração;

III.relaciona as contas em que são registrados os fatos contábeis pertinentes às atividades de cada empresa, contendo, além dos títulos, as respectivas funções e as regras de funcionamento;

IV.deve ser estruturado agrupando as contas para que se possam realizar análises setoriais e ser flexível para permitir dilatações e reduções sem prejuízo do conjunto;

V. deve considerar que é a base para a construção de banco de dados que alimenta relatórios gerenciais e para uso externo.

O seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização, e para ser montado, devem-se levar em consideração três objetivos fundamentais:

I. Estar atendendo as necessidades de informações da administração das empresas;

II. Observar o formato compatível com os princípios de contabilidade e elaborar de acordo com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis (Lei 6.404/76, a chamada "Lei das S/A");

III. Adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda.

O plano de contas é dividido em duas contas, que são elas:

• Contas Analíticas: são todas as contas que procede de um fato contábil e se refere ao detalhamento da conta lançada no livro razão. A analítica é uma análise profunda de uma conta.

• Contas Sintéticas: são resumidas em apenas uma conta, ela resume uma série de contas da mesma natureza. Ela é a base da sua direção para um fato contábil mais conhecida como a expressão de um fato maior.

PLANO DE CONTAS BÁSICO

CÓDIGO DESCRIÇÃO NÍVEL SALDO

1 ATIVO 1 D

1.1 CIRCULANTE 2 D

1.1.1 Disponibilidades 3 D

1.1.1.1 Caixa 4 D

1.1.1.2 Banco conta movimento 4 D

1.1.1.2.1 Banco Palmares S/A 5 D

1.1.2 Créditos (valores a receber) 3 D

1.1.2.1 Clientes 4 D

1.1.2.2 (-) Provisão para créditos de liquidação duvidosa 4 C

1.1.2.3 (-) Duplicatas descontadas 4 C

1.1.2.4 Impostos a Recuperar 4 D

1.1.2.4.1 ICMS a recuperar 5 D

1.1.3 Estoques 3 D

1.1.3.1 Mercadorias para revenda 4 D

1.1.4 Despesas do exercício seguinte 3 D

1.1.4.1 Encargos financeiros 4 D

1.1.4.2 Assinatura de revistas técnicas 4 D

1.2 REALIZÁVEL A LONGO PRAZO 2 D

1.2.1 Créditos (valores a receber) 3 D

1.2.1.1 Clientes 4 D

1.2.2 Créditos com pessoas ligadas 3 D

1.2.2.1 Empréstimos a sócios 4 D

1.3 PERMANENTE 2 D

1.3.1 Investimentos 3 D

1.3.1.1 Aplicações em coligadas e controladas 4 D

1.3.1.2 Aplicações em outras empresas 4 D

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com