TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Contas

Artigos Científicos: Plano De Contas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

A reunião de todas as contas de um sistema de registros é denominada de Plano de Contas. Antes de qualquer outra característica, um plano de contas presta à estruturação da contabilidade da entidade e possibilitar o controle de suas operações.

Palavra Chave: Contabilidade - Plado de Contas - Registros - Estruturação.

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO...................................................................................................................4

2 – PLANO DE CONTAS........................................................................................................5

2.1 – Definição das Contas.........................................................................................................5

2.2 – Codificação das Contas.....................................................................................................6

3 - MODELO DE PLANO DE CONTAS.............................................................................. 7

4 - DEMOSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO.............................................. 8

5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................................9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................10

1 – INTRODUÇÃO

Plano de Contas é o elenco de contas com funções previamente determinadas, destinado a conduzir o registro sintético e analítico dos fatos contábeis ocorridos no patrimônio da entidade. Na linguagem contábil, o termo conta significa a representação gráfica dos diversos componentes patrimoniais e redituais de uma organização, ou seja, seus bens, direitos, obrigações, receitas, custos e despesas, os quais são classificados em grupos de acordo com a sua natureza.

2 – PLANO DE CONTAS

Um bom plano de contas deve seguir alguns preceitos básicos para ser funcional e ao mesmo tempo completo. Assim podemos afirmar que o plano de contas ideal deve:

1. Incluir o maior número possível de contas que possam ser utilizadas para o qual foi elaborado.

2. Ser planejado de forma a permitir a inclusão de qualquer conta nova sem alterar a codificação das já existentes.

3. Facilitar a elaboração de balancetes e balanços, evidenciando o Ativo, o Passivo e os resultados.

4. Utilizar codificação que facilmente identifique as contas.

5. Distinguir claramente as contas patrimoniais das de resultado.

6. Facilitar o levantamento de informações específicas para fins administrativos, fiscais e dezenas de outros regulamentos específicos para determinados tipos de empresas.

Apesar de existirem diversas contas em um plano, apenas algumas recebem lançamentos; estas são intituladas contas analíticas, mas também existem as contas sintéticas, assim diferenciadas:

• Conta Analítica: É a conta que expressa o item específico do patrimônio e registra a existência dos vários fatos que afetam tal item. Pode ser entendida como sendo o objeto do lançamento contábil.

• Conta Sintética: É um tipo de conta mais genérica, envolvendo uma série de outras contas correlatas, sendo o grupo centralizador das várias contas que possuem a mesma espécie ou natureza.

2.1 – Definição das Contas

A escrituração contábil de uma empresa abrange um número bastante elevado de procedimentos e estes visam o registro de todos os fatos de forma padronizada.

• Identificação dos fatos patrimoniais;

• Classificação correta;

• Registro contábil;

• Geração dos demonstrativos e

• Estruturação dos fluxos das ocorrências.

Para que a classificação do fato ocorra corretamente, é necessário atribuí-lo a uma conta correspondente que esteja em consonância com a natureza do evento. Em resumo, a conta tem a função de organizar o patrimônio e evidenciar os fatos que alteram sua estrutura qualitativamente ou quantitativamente.

2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com