TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Contas

Relatório de pesquisa: Plano De Contas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.059 Palavras (13 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 13

PLANO DE CONTAS

Um plano de contas contém contas analíticas e sintéticas. As contas analíticas são contas reais que recebem lançamentos, e as contas sintéticas são simplesmente a soma de um conjunto de contas analíticas. Os valores sintéticos são úteis para análise gerencial dos relatórios contábeis.

Exemplo: INVESTIMENTOS (Conta Sintética)

Seus desdobramentos: (Contas Analíticas)

PARTICIPAÇÃO SOCIETÁRIA EM SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA;

PARTICIPAÇÃO EM FUNDOS;

OUTROS INVESTIMENTOS.

ESTRUTURA DO PLANO DE CONTAS

ATIVO PASSIVO

CIRCULANTE CIRCULANTE

NÃO CIRCULANTE NÃO CIRCULANTE

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO EXIGÍVEL A LONGO PRAZO

INVESTIMENTOS PATRIMÔNIO LÍQUIDO

IMOBILIZADO

INTANGÍVEL

DESCRIÇÃO ORIENTAÇÕES

ATIVO

CIRCULANTE

DISPONIBILIDADES

Caixa Contas que registram valores em dinheiro e em cheques em caixa, recebidos e ainda não depositados, pagáveis irrestrita e imediatamente.

Bancos Contas que registram disponibilidades, mantidas em instituições financeiras, não classificáveis em outras contas deste plano referencial.

Aplicações Financeiras Registrar os valores aplicados em instituições financeiras, tais como: certificados de depósitos bancários, fundos de investimentos, etc.

Títulos e Valores Mobiliários Contas que registram as aplicações em títulos e valores mobiliários, de recursos de livre movimentação, cujo vencimento ou resgate venha a ocorrer no curso do ano-calendário subseqüente.

Depósitos para incentivo fiscal Contas que registram os investimentos decorrentes de incentivos fiscais representados por ações novas da Embraer ou de empresas nacionais de informática ou por participação direta decorrente da troca do CI – Certificado de Investimento por ações pertencentes às carteiras de Fundos (Finor, Finam e Fiset). Inclui-se a aquisição de quotas representativas de direitos de comercialização sobre produção de obras audiovisuais cinematográficas brasileiras de produção independente, com projetos previamente aprovados pelo Ministério da Cultura, realizada no mercado de capitais, em ativos previstos em lei e autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

ESTOQUES

Estoques Contas que registram o valor do saldo das contas dos estoques de matérias-primas, materiais secundários, produtos em elaboração, produtos acabados e mercadorias para revenda, na data da apuração dos resultados. Observar, quanto aos estoques, as orientações contidas na Instrução Normativa SRF no 51, de 1978, e no PN CST no 6, de 1979.

Mercadorias para Revenda Contas que registram o valor do saldo das contas de estoques de mercadorias para revenda, na data de apuração dos resultados. Observar, quanto aos estoques, as orientações contidas na Instrução Normativa SRF no 51, de 1978, e no PN CST no 6, de 1979.

Produtos em Elaboração Contas que registram o valor do saldo das contas de estoques de produtos em elaboração, na data de apuração dos resultados. Observar, quanto aos estoques, as orientações contidas na Instrução Normativa SRF no 51, de 1978, e no PN CST no 6, de 1979.

Matéria Prima Registrar a movimentação de matérias-primas adquiridas para utilização no processo industrial.

Material de Embalagem Registrar a movimentação de materiais de acondicionamento e embalagem adquiridos para utilização no processo industrial.

Materiais de Uso/Consumo Registrar a movimentação de materiais de consumo adquiridos para utilização no processo industrial. Refere-se aos demais materiais consumidos no processo industrial que não integram fisicamente os produtos fabricados, tais como: materiais de limpeza, de manutenção, de reposição, pequenas ferramentas que não compõem o imobilizado

Imóveis Destinados à Venda Contas utilizadas pela pessoa jurídica que exerce atividade imobiliária para indicar o estoque de imóveis destinados à venda existente na data da apuração dos resultados.

Atenção: as construções em andamento de imóveis destinados à venda devem ser incluídas na conta Construções em Andamento de Imóveis Destinados à Venda

CRÉDITOS

Adiantamentos a Fornecedores Contas que registram aos adiantamentos feitos a fornecedores de matérias-primas ou mercadorias para revenda.

Adiantamento a Empregados

Clientes Contas que registram as contas a receber com vencimento até o final do ano-calendário subseqüente.

Impostos e Contribuições a Recuperar Contas correspondentes aos impostos e contribuições a recuperar no final do ano-calendário.

Imposto de Renda a Recuperar Contas correspondentes ao Imposto de Renda a recuperar no final do período de apuração.

DESPESAS DO EXERCÍCIO SEGUINTE

Prêmios de Seguros a Vencer Contas correspondentes a pagamentos antecipados, cujos benefícios ou prestação de serviços à pessoa jurídica ocorrerão durante o exercício seguinte. São valores relativos a despesas que efetivamente pertencem ao exercício seguinte.

CONTAS RETIFICADORAS

(-) Duplicatas Descontadas Contas que registram parcelas a serem subtraídas do circulante, correspondentes a valores das duplicatas descontadas que retificam este grupo

(-) Provisões para Créditos de Liquidação Duvidosa Contas que registram parcelas a serem subtraídas do circulante, correspondentes a valores das provisões para créditos de liquidação duvidosa que retificam este grupo.

(-) Provisão para Ajuste do Estoque ao Valor de Mercado Contas que registram parcelas a serem subtraídas do circulante, correspondentes a valores das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com