TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planta Baixa

Ensaios: Planta Baixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ

ENGENHARIA CIVIL

DEFINIÇÃO DE CIRCUITO E CORRENTE ELÉTRICA

Aldo de Lima Oliveira RA: 4211711933

Josival Pereira da Silva Ra:4617888390

Jurandir Alves Pereira RA :4617889734

Mayara Souza Queirós RA: 4251855819

Cuiabá

2013

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ

PROF.: EVALDO PIRES

Aldo de Lima Oliveira RA: 4211711933

Josival Pereira da Silva Ra:4617888390

Jurandir Alves Pereira RA :4617889734

Mayara Souza Queirós RA: 4251855819

CUIABÁ

2013

Introdução

O circuito elétrico é formado por uma ou mais fontes de energia elétrica, fios condutores e algum elemento de circuito como resistores, capacitores e receptores. O circuito elétrico estará completo quando a corrente elétrica, que sai de um dos terminais da fonte de energia, percorre os componentes do circuito e fecha seu percurso no outro pólo da fonte de energia. Podem ser subdivididos em nós, ramos e malhas.

Os circuitos podem ser imensos sistemas de energia transmitindo megawatts de energia em percursos de milhares de quilômetros - ou minúsculos chips microeletrônicos contendo milhões de transistores. A extraordinária miniaturização dos circuitos eletrônicos tornou possíveis os computadores portáteis. A nova fronteira serão os circuitos nano eletrônicos, cujas dimensões serão medidas em nanômetros (bilionésimos de metro).

Os resistores ou resistências, como são popularmente conhecidos, são usados basicamente para controlar e corrente em um circuito elétrico.

Circuitos Elétricos

é um conjunto formado por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador.

Definição

É a ligação de elementos elétricos,1 tais como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica. Um circuito elétrico simples, alimentado por pilhas, baterias ou tomadas, sempre apresenta uma fonte de energia elétrica, um aparelho elétrico, fios ou placas de ligação e um interruptor para ligar e desligar o aparelho. Estando ligado, o circuito elétrico está fechado e uma corrente elétrica passa por ele. Esta corrente pode produzir vários efeitos, luz, movimentos, aquecimentos, sons, e etc. Circuitos elétricos são conjuntos formados por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador.

Corrente contínua e alternada

Se considerarmos um gráfico i x t (intensidade de corrente elétrica por tempo), podemos classificar a corrente conforme a curva encontrada, ou seja:

Corrente contínua

Uma corrente é considerada contínua quando não altera seu sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre negativa.

A maior parte dos circuitos eletrônicos trabalha com corrente contínua, embora nem todas tenham o mesmo "rendimento", quanto à sua curva no gráfico i x t, a corrente contínua pode ser classificada por:

Corrente contínua constante

Diz-se que uma corrente contínua é constante, se seu gráfico for dado por um segmento de reta constante, ou seja, não variável. Este tipo de corrente é comumente encontrado em pilhas e baterias.

Corrente contínua pulsante

Embora não altere seu sentido as correntes contínuas pulsantes passam periodicamente por variações, não sendo necessariamente constantes entre duas medidas em diferentes intervalos de tempo.

A ilustração do gráfico acima é um exemplo de corrente contínua constante.

Esta forma de corrente é geralmente encontrada em circuitos retificadores de corrente alternada.

Corrente alternada

Dependendo da forma como é gerada a corrente, esta é invertida periodicamente, ou seja, ora é positiva e ora é negativa, fazendo com que os elétrons executem um movimento de vai-e-vem.

Este tipo de corrente é o que encontramos quando medimos a corrente encontrada na rede létrica residencial, ou seja, a corrente medida nas tomada de nossa casa.

Receptor Elétrico

É o aparelho responsável por transformar energia elétrica em outras formas de energia, não sendo exclusivamente a energia térmica.

Resistor

Elemento responsável por consumir energia elétrica, e convertê-la em calor, ou seja, energia térmica.

Esse fenômeno é chamado efeito Joule.

Ex: chuveiro elétrico, lâmpadas comuns, fios condutores, ferro elétrico.

Interruptores

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com