TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planta Baixa Casa

Por:   •  1/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  1.080 Visualizações

Página 1 de 3

UNIP- Chácara Santo Antônio

METODOS DE PESQUISA

Caio Paschoalin Menezes B9048G-8 (EC5P07)

Ricardo Alves Pereira B9351F-1 (EC5P07)

Introdução

Biocorrosão em estruturas metálicas.

Neste trabalho iremos abordar o tema biocorrosão em estruturas metálicas com ênfase em construções de grande porte que se encontram em localizações com grande agressividade ambiental como por exemplo: pontes, edifícios, barragens e principalmente a biocorrosão que ocorre em plataformas de petróleo.

Corrosão é o desgaste que ocorre gradualmente em um corpo que sofre alterações químicas e físicas causadas pela interação com o meio ambiente, com relação a materiais metálicos podemos definir corrosão como transformação química de metais ou ligas em óxidos, hidróxidos por meio de processos de oxidação pelo contato com agentes naturais como umidade, oxigênio.

Biocorrosão é um termo novo que também é conhecido como biodeteoriação que pode ser definido basicamente como a alteração de propriedades químicas e/ou físicas de um material por meio da atividade vital de microrganismos como bactérias e fungos. A biocorrosão também pode ocorrer em diversos tipos de matérias não-metálicos como rochas, madeiras e ainda em matérias processados e artificiais, porem nesse trabalho iremos nos focar apenas na biocorrosão causada em materiais metálicos como armaduras metálicas em concreto armado utilizados nas áreas de estruturas que sofrem tensão.

O processo de biocorrosão pode ser causado por três tipos de microrganismos são eles: bactérias, fungos e algas, que são encontrados em todos os lugares da terra em grande quantidade o que facilita o processo de corrosão se nenhuma medida for tomada, esse processo se inicia com a formação do biofilme, que é uma colonização de microrganismos na superfície do material.

A deterioração de materiais metálicos na construção civil traz grandes prejuízos para construtoras e empreiteiras e até mesmo a proprietários já que se não for tratada a corrosão pode comprometer completamente uma estrutura levando até a seu colapso, por esse motivo abordaremos esse tema, abordando áreas como causas, efeitos, prevenção e remediação de estruturas afetadas pela biocorrosão.

A prevenção da corrosão pode ser obtida de várias maneiras e acaba sendo um processo com custo relativamente insignificante e irrelevante se levado em consideração o valor que seria perdido caso uma estrutura de grande porte fosse completamente comprometida, entre os processos de prevenção da corrosão podemos citar os mais importantes e efetivos: a neutralização da ação corrosiva do meio, a estabilização sobre um filme protetor sobre a superfície metálica e a  Modificação das características físico-químicas de um meio, reduzindo sua corrosividade. Ou seja para evitar a biocorrosão devemos tornar o meio improprio para atividade metabólica de fungos e bactérias e modificar esse meio para que fungos e bactérias existentes não se adaptem já que os mesmos sofrem mutações rapidamente devido à sua alta velocidade de reprodução. Para conseguir essas características os meios mais utilizados são: a limpeza química e mecânica do material a ser utilizado e o uso de biocidas e fungicidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com