TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plantas

Seminário: Plantas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  Seminário  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

PLANTAS COM SEMENTES:

Coníferas

Coníferas são os tipos de plantas que tipicamente produzem sementes em cones. Árvores sempre-verdes ou arbustos com folhas como agulhas são plantas coníferas. Os cones nessas plantas são folhas modificadas que abrigam e protegem as estruturas que produzem os esporos e as sementes. Pau-Brasil e sequoias são exemplos desse tipo de planta com sementes, assim como cedros e pinheiros.

Cicas

Um dos tipos de plantas com semente mais velhos é o grupo das Cicas. As cicas parecem palmeiras, com um tronco único que tem muitos brotos de folhas e galhos salientes a partir da parte superior do ramo. As cicas são geralmente confundidas com palmeiras e são encontradas em locais tropicais. Samambaias são outro exemplo das plantas do tipo cica.

Ginkoatae

A árvore de ginkgo é a única espécie de planta na classe Ginkoatae. Esse tipo de planta é geralmente considerado uma conífera porque o processo de reprodução das duas é parecido. As árvores de ginkgo, diferentemente das outras, produzem sementes dentro de uma pequena cobertura carnuda que não é protegida dentro de uma vagem ou fruta.

PLANTAS SEM SEMENTES:

A cavalinha

Pertencente à classe das equisetopsidas, existem apenas 15 espécies de cavalinha atualmente, embora elas tenham dominado a vida vegetal na terra há milhões de anos. A cavalinha habita os solos muito úmidos, como aqueles encontrados perto de pântanos. Embora possuam folhas verdadeiras, raízes e caule, as folhas não são muito proeminentes. Os esporângios se agarraram a uma estrutura chamada de estróbilo, presente no ápice do ramo. A fotossíntese, o processo pelo qual as plantas fazem sua própria comida, ocorre principalmente no caule.

Psilotum nudum

Provavelmente a mais primitiva de todas as plantas vasculares, as Psilotum nudum não têm raízes verificáveis ou folhas. Elas habitam regiões tropicais e subtropicais, como as encontradas na Austrália e no sudeste dos Estados Unidos. As plantas têm rizomas subterrâneos, extensões semelhantes a um caule que ajudam a fixar a planta. A fotossíntese em plantas como a Psilotum nudum, assim como com na cavalinha, ocorre principalmente no caule, que também contém os esporângios. A geração gametófita é o prótalo, que pode formar ligações mutualistas com fungos.

O licopódio

O licopódio é uma espécies perene, que se parecem muito com as agulhas de árvores verdes. Eles têm folhas verdadeiras, raízes e caules, com plantas individuais que se conectam umas às os outras através de rizomas que ficam paralelas ao chão. O licopódio tem pinhas em formato de cone ligadas às pontas dos caules, que abrigam os esporângios. O prótalo, e a geração de gametófito do licopódio, produzem as células sexuais masculinas e femininas, ou gâmetas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com