TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Economica

Tese: Politica Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

1 (3,0 pontos)

O Recorte 1 nos apresenta uma visão da ciência Galileana que foi um dos expoentes da ciência moderna. Nessa etapa da ciência onde ela desvincula da ciência grega, por meio da chamada Revolução cientifica. Duas ideologias marcaram a ciência moderna:

- Racionalista – Que preconiza um conhecimento racional, dedutivo e demonstrativo.

- Empirista – Defendia que não existiam ideias inatas e a experiência é o parâmetro de todo aprendizado

O modelo de cientificidade estava vinculado as Ciências Naturaias e era baseado na matematização e na experimentação. A física era ciência perfeita e considerado modelo. O Recorte 2 nos apresenta uma visão da ciência contemporânea, apresentada aqui pelo físico francês Pierre Duhem. Nesse trecho fica claro que a concepção atual da ciência contemporânea é marcada pela ideia de que não há verdades eternas, pois as teorias são transitórias e podem ser renovadas ou até substituídas.

Questão 2 (3,0 pontos)

É importante frisar que o filosofo Heráclito é da escola pré-socrática, que trata da mobilidade e imobilidade do universo. Heráclito afirma que a realidade está em constante mudança, a partir da união de contrários. Existia também o reconhecimento pela importância da razão, mas seus ideais se baseavam pelo ser estar continuamente em mudança para o não ser, e vice e versa. Conseguimos agora fazer uma relação entre a musica de Raul Seixas e os ideais do filosofo, afinal a musica fala de uma percepção de mudança da realidade a todo o momento como podemos ver no trecho da musica do Raul Seixas.

“Se hoje eu sou estrela. Amanhã já se apagou. Se hoje eu te odeio. Amanhã lhe tenho amor”

Segundo Heráclito, a percepção da mudança continua da realidade pode ser sutil, mas deve ser reconhecido como inexorável, valido para todas as coisas que existem.

Questão 3 (4,0 pontos)

Segundo Heráclito, a realidade está em constante mudança, tudo está em constante mudança, à realidade é dinâmica e não estática. Heráclito faz deles um dos seus pontos de partida; dessa maneira, afirma que nada é permanente, que tudo está em constante mutação, diferente de Parmênides que para ele, aquilo que existe não está sujeito à mudança, é sempre do mesmo jeito. Parmênides segue sempre a logica, somente a lógica, as experiências e percepções ele considerava como fonte de ilusão, não digno assim de total confiança. Para Parmênides, o ser é completo, eterno e perfeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com