TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poliésteres

Artigo: Poliésteres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

"Polímeros: Poliéster”

Os polímeros são materiais orgânicos ou inorgânicos, naturais ou sintéticos, de alto peso molecular, cuja estrutura molecular consiste na repetição de pequenas unidades, chamadas meros. (Sua composição é baseada em um conjunto de cadeias poliméricas; cada cadeia polimérica é uma macromolécula constituída por união de moléculas simples ligadas por covalência.) Devido ao seu tamanho avantajado, a molécula de um polímero é chamada macromolécula. A reação que produz o polímero é denominada reação de polimerização. A molécula inicial (monômero) vai, sucessivamente, se unindo a outras, dando o dímero, trímero, tetrâmero, até chegar ao polímero.

Poliéster

Uma das principais e mais importantes características dos polímeros são as mecânicas. Segundo ela os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termoendurecíveis (termofixos) e elastómeros (borrachas). Os poliésteres são termorrígidos e são rígidos e frágeis, sendo muito estáveis a variações de temperatura. Uma vez prontos, não se podem fundir novamente. O aquecimento do polímero acabado promove decomposição do material antes de sua fusão, tornando a sua reciclagem complicada.

• Origem

Os poliésteres são polímeros de condensação ou de eliminação, ou seja, são macromoléculas resultantes da condensação entre moléculas com saída simultânea de um composto que não fará parte do polímero.

• Constituição

Como o próprio nome diz, o poliéster possui vários grupos ésteres, resultantes da reação entre ácidos carboxílicos e álcoois, com a saída de moléculas de água.

• Obtenção

É necessário que a quantidade de grupos carboxila que o ácido carboxílico tenha seja igual à quantidade de grupos hidroxila do álcool. Assim, um diácido reage com um diálcool e assim por diante. A reação mais comum de formação de um poliéster ocorre entre o ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico) e o etilenoglicol (1,2-etanodiol), originando o polímero denominado politereftalato de etileno, mais conhecido por polímero PET:

O poliéster acima é chamado de dracron ou terilene, é resistente á corrosão por ácidos e bases, por esse motivo, ele é utilizado na fabricação de varas de pescar, guarda chuvas, fibras têxteis para fabricação de capas de chuva, engrenagens de bombas, etc. O tergal é uma mistura desse polímero com algodão.

• Tipos

Poliéster Saturado: são resultantes da reação de um biálcool com um biácido saturado, as ligações existentes entre os carbonos da cadeia são apenas ligações simples. Formas de utilização: filmes, fibras sintéticas, plastificantes, tampa de tanque de combustível entre outros.

Poliéster Insaturado: são polímeros alquídico, onde contém insaturações dissolvidas em um monômero para facilitar o seu uso, esse monômero pode ser o estireno. É resultante da reação entre um ácido insaturado, um ácido saturado e um biálcool, as ligações existentes na cadeia carbônica é simples e duplas.

• Utilização

Outro poliéster importante é o gliptal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com